Publicidade

Combate à sonolência: a maçã é melhor que o café

Uma substituição mais eficaz e saudável, para quem precisa se manter acordado

Dormir é bom para se recuperar das actividades do dia e para se revigorar, mas em função das agitações daquilo que é a vida cotidiana, nalgumas vezes é necessário se manter acordado por várias horas, no período da noite inclusive.

Combate à sonolência: a maçã é melhor que o café

Se pretende manter-se acordado, por alguma razão em especial, comer maçã é bem mais eficaz que beber café, apesar da segunda opção ser a mais escolhida.

Publicidade

As maçãs são excelentes fornecedoras de fibras, tanto insolúveis, quanto solúveis, nomeadas pectinas.

Por serem muito pobres em gordura e equilibradas em frutose e terem também uma grande riqueza em vitaminas, sais minerais, substâncias antioxidantes e fitonutrientes, sendo que média 100g de maçã fornecem apenas 65 kcal, torna-se num energético natural, melhor que o café, como também um dos alimentos mais importantes para uma alimentação saudável.

Se a consumir de forma regular, 2 frutas por dia, conseguirá manter um peso adequado, proteger-se de doenças cardiovasculares, regular os níveis de colesterol, diminuir os riscos de contrair diabetes, melhorar a função digestiva e respiratória e, prevenir alguns tipos de câncer.

Durante o sono, a temperatura corporal diminui levemente e a pressão arterial também, então, no momento de acordar, leva algum tempo a retornar aos seus níveis normais, e nestes casos um copo de café aumenta rapidamente esse estado, pois a cafeína aumenta o ritmo cardíaco, acelera a respiração e aumenta a pressão arterial.

Ao passo que, a maça não contém cafeína, mas tem energia dos hidratos de carbono que são suficientes para o início rápido. Cerca de metade de maçã é composta de açúcares naturais, um deles age de imediato e outro demora mais tempo, então fornece energia estável por um período maior de que um copo de café com açúcar.

Combate à sonolência: a maçã é melhor que o café
Publicidade
Publicidade
Publicidade