Publicidade

Saborosa versão de croissants que pode comer sem culpa

Há coisas que não têm explicação e o vício por croissants é uma delas. Quer dizer, até tem: são ma-ra-vi-lho-sos. O problema é que não costumam ser propriamente um alimento saudável devido à sua composição. Mas nem tudo está perdido. Esta é uma versão amiga da dieta.

A receita é dos autores do blogue “Ele Cozinha, Ela Lava”, rende cerca de 16 mini croissants ou oito de tamanho normal. Pode-se congelar alguns, depois é só tirar do congelador um pouco antes de consumir, levar ao forno ou ao microondas e ficam como se tivessem sido acabados de fazer.

Publicidade
Saborosa versão de croissants que pode comer sem culpa

Do que precisa

— 150 mililitros de bebida vegetal aquecida;
— 400 gramas de mix de farinhas e mais alguma para peneirar (como de espelta, amêndoa e polvilho doce);
— 10 gramas de fermento de padeiro;
— Uma colher de sopa de mel ou agave;
— Dois ovos;
— Uma colher de chá de aroma de baunilha;
— Uma pitada de sal;
— Manteiga Ghee (opcional);
— Uma gema de ovo e leite para pincelar.

Como se faz

Comece por aquecer ligeiramente a bebida vegetal e adicionar o fermento de padeiro, o aroma de baunilha, o sal e o mel ou agave. Mexe bem e deixa repousar durante 10 minutos. Depois, coloque as farinhas num recipiente, faça um buraco no meio e adicione os ovos e o preparado anterior. Envolva tudo muito bem com ajuda de uma colher de pau, quando não conseguir mais, meta as mãos na massa e envolva-a.

De seguida, forme uma bola (se for preciso adiciona mais um pouco de farinha) e deixa-a repousar durante, pelo menos, 30 minutos coberta com um pano, num sítio quente e sem correntes de ar para a massa levedar.

Numa superfície limpa coloca um pouco de farinha e dispõe a massa sobre a mesma, faz um rolo e divide-o rolo em cerca de cinco bolas. Depois, estica cada uma das bolas até obter uma forma redonda com ajuda de um rolo da massa e coloca manteiga ghee entre camadas. Com uma faca divide a massa em oito ou 16 triângulos e enrola-os.

O próximo passo é dispor os croissants numa travessa forrada com papel vegetal e deixar repousar mais 10 minutos, cobertos com um pano. Por fim, pincela os croissants com a gema de ovo e uma colher de sopa de leite. Finalmente, leva ao forno durante cerca de 15 minutos ou até ficarem dourados.

Esta receita é dos autores do blogue “Ele Cozinha, Ela Lava“. 

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Saborosa versão de croissants que pode comer sem culpa
Publicidade
Publicidade
Publicidade