Publicidade

6 formas simples de cortar calorias todos os dias (sem excluir alimentos)

Para perder peso é preciso ingerir menos calorias do que aquelas que gastamos, sendo que a quantidade varia de pessoa para pessoa. Toda a gente sabe isto, certo? O problema é que na prática não é assim tão fácil e há quem nem tenha paciência para isso.

Existem seis formas de diminuir a ingestão calóricas, todas elas reveladas por nutricionistas ao longo do último ano:

Publicidade
6 formas simples de cortar calorias todos os dias (sem excluir alimentos)

Comer enquanto vê televisão

São vários os estudos que indicam que comer a ver séries, por exemplo, faz com que se ganhe alguns quilos a mais. Isto acontece porque, sendo o ato de ver televisão uma atividade sedentária, ela faz com que as nossas escolhas alimentares recaiam sobre alimentos poucos saudáveis. Além disso, acaba por distrair-se e come mais do que aquilo de que realmente precisa.

Cozinhe mais vezes

Além de proporcionar uma refeição mais saudável, preparar mais vezes a sua comida em vez de comer fora ajuda a emagrecer. Um estudo, publicado em 2017 no jornal científico “Public Health Nutrition”, revelou que pessoas que cozinhavam seis ou sete noites na semana consumiram menos cerca de 150 calorias por dia do que aqueles que colocavam o hábito em prática apenas um dia ou menos.

Deve manter a cozinha organizada

Uma investigação publicada no jornal “Environment and Behavior”, em 2017, feita pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos, avaliou dois grupos de mulheres colocadas no mesmo sítio durante dez minutos, mas em situações diferentes: um grupo estava num ambiente limpo e organizado; o outro estava perante mais sujidade e desarrumação. E, adivinhe: as participantes do segundo grupo comeram duas vezes mais alimentos e ingeriram, em média, 53 calorias a mais.

Peça comida antes de estar com fome

Há muita gente que opta por encomendar comida para o almoço ou para o jantar. Se decidir fazê-lo, peça o seu prato com antecedência ou, melhor, quando ainda não estiver com fome. É que várias investigações já demonstraram que quem faz pedidos pelo menos uma hora antes de comer tem tendência a fazer opções mais saudáveis e com menos calorias, quando comparado com quem faz o pedido já à hora do almoço. E, acredite: isto faz toda a diferença ao final do mês, tanto para o bem como para o mal. Esta dica aplica-se também ao take away.

Aposte em alimentos ricos em proteína

Tente ingerir alimentos ricos em proteína diariamente, já que eles podem ajudar a manter a saciedade durante mais tempo, fazendo com que seja mais controlado entre refeições.

Atenção ao que bebe

Emagrecer ou ser saudável não significa ter de deixar de beber café. Mas há um fator que vai fazer toda a diferença na quantidade de calorias ingeridas: o açúcar. Uma vez que um pacote tem cerca de sete gramas, caso bebesse três cafés por dia estaria a ingerir 15 gramas. Ao não colocar, vai cortar esse valor diário. Num ano, isso significa menos 5475 gramas de açúcar. Há mais uma dica: em vez de leite e outros líquidos, privilegie sempre o consumo de chá, já que também permite diminuir bastante a ingestão calórica.

Texto: Andreia Guerreiro

Fonte: NiT

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

6 formas simples de cortar calorias todos os dias (sem excluir alimentos)
Publicidade
Publicidade
Publicidade