Publicidade

12 coisas que nunca deve comer se quiser emagrecer

Quando queremos perder peso, tudo aquilo que ingerimos ao longo do dia influencia o sucesso ou a desgraça da dieta. Agora, reunimos a lista das 12 coisas que nunca devem fazer parte da sua alimentação, seja qual for a altura do dia.

Não vamos mentir: há alimentos que não o vão surpreender. Porém, também são aqueles que muitas vezes ignoramos, daí ser importante recordar-se deles antes de fazer as más escolhas.

Publicidade
12 coisas que nunca deve comer se quiser emagrecer

Os sumos e refrigerantes também podem ser um verdadeiro atentado à dieta. Segundo Maria Gama, nutricionista e autora do blogue “Põe-te na Linha“, eles estão cheios de açúcar (mas mesmo cheios).

Depois, há outras coisas mais inesperadas na lista, como um tipo específico de iogurte. Sim: iogurte.

Granola de supermercado

“Se quiser consumir granola, aconselho que a faça em casa ou, então, que tenha bastante atenção na hora da compra. Porque, na maioria das vezes, elas estão carregadas de açúcar e, por isso mesmo, além de não fazerem grande bem, em termos de perda de peso não ajuda em nada”, alerta a nutricionista. O ideal é mesmo fazer a própria granola em casa e assim pode controlar a quantidade de açúcar que é adicionada.

Batatas fritas

Sabia que nove batatas têm cerca de 100 calorias? E o problema é que quando se começar a comer, normalmente, acabamos com o pacote sem dar por isso. Portanto, sim, trata-se de um alimento altamente calórico e rico em gordura, que não deve fazer parte de todo parte do dia a dia. Há vários estudos que dizem que a comida, nomeadamente as batatas fritas, podem ser tão viciantes como o álcool, o tabaco ou as drogas. Por isso, evite ao máximo este tipo de alimentos processados e industrializados, e opte por arroz, massa, batata ou leguminosas para acompanhar a sua refeição.

Barras de cereais

“Grande parte delas têm uma grande quantidade de açúcar adicionado, não devendo por isso fazer parte do nosso dia alimentar. Analise a lista de ingredientes e deixe de lado as que têm adição de açúcar. Além disso, temos outros alimentos portáteis fáceis de consumir e bem mais saudáveis”, recorda à Maria Gama.

Sumos e refrigerantes

Além de serem ricos em açúcar (a maioria deles), podem conter cafeína o que perturba o seu relaxamento e dificulta uma noite calma. Se quiser beber algo para acompanhar a refeição, opte por água. 

Gelatina

O conselho da especialista Maria Gama é optar por “comida de verdade”. É certo que pode ser uma opção para quando lhe apetecer um doce, mas uma gelatina a meio da manhã ou da tarde, muito provavelmente, vai resultar numa enorme quantidade de fome pouco tempo depois. Lembre-se disto.

Doces

É comum sentir a vontade de comer algo doce mas, muitas das vezes, escolhe-se o doce errado e, mais uma vez, estraga-se o esforço. É claro que pode comer algo doce, mas com um bom valor nutricional. Banana esmagada com canela ou maçã cozida com canela e acompanhar com uns frutos secos são algumas das sugestões da nutricionista. 

Bolachas

“Ninguém precisa de bolachas. Se quiser comprar algumas bolachas, aconselho as bolachas de arroz, de sésamo ou marinheiras. Bolachas Maria, torrada ou de chocolate têm de ficar no supermercado. O melhor e mais fácil é não passar por este corredor quando vai às compras.”

Iogurtes com sabor

“Quer comer iogurte de manhã? Então é melhor optar pela versão natural não açucarada. Esqueça os magros, de aromas ou com pedaços de fruta, uma vez que contêm açúcar adicionado ou edulcorantes. O melhor é mesmo juntar fruta fresca e canela ao iogurte natural”, sugere a nutricionista.

Bolos de pastelaria

Sabe aquele bolinho seco, sem recheio nenhum e que parece uma coisa inofensiva? Bem sabemos que isso o faz pensar que não fará mal à dieta, mas não se iluda. Na pastelaria não há bolos feitos sem gordura.

Molhos

Sabia que ao adicionar este tipo de alimentos às refeições aumenta bastante a quantidade de gordura ingerida? Segundo a especialista, os molhos e os temperos devem ser usados o mínimo possível. E quando o fizer, opte sempre por colocar apenas azeite ou vinagre nos pratos, evitando os concentrados de tomate e os molhos já prontos. Mais uma dica: tempere a sua comida com sal, alho, limão, louro, coentros ou salsa.

Bebidas com chocolate

“Se quer beber leite, beba leite simples. Esta preocupação não está apenas relacionada com a perda de peso, mas também com a sua saúde. A regra é sempre a mesma: preferir os alimentos mais simples e naturais”, alerta Maria Gama.

Cereais

Os pacotes de cereais têm muitas palavras que nos levam a crer que este produto é uma escolha realmente saudável e nutritiva, quer para crianças como para adultos. “Com cereais integrais” e “fonte de vitaminas e ferro” são algumas das frases utilizadas nas embalagens. Na verdade, e de acordo com a nutricionista, estes cereais são altamente processados. 

“Se quer cereais, opte pelos que não têm adição de açúcar na sua composição mas, sim, proteína e fibra. Além disso, não acompanhe com leite com chocolate. Leite simples, bebida vegetal, iogurte natural ou vegetal são melhores opções”, diz a nutricionista.

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

12 coisas que nunca deve comer se quiser emagrecer
Publicidade
Publicidade
Publicidade