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3 combinações de alimentos que pode (e deve) fazer pela sua saúde

Quantas vezes tomate regado com azeite foi a escolha para o jantar? Provavelmente, por causa de quatro situações específicas: 1. Não tinha vontade nenhuma de cozinhar; 2. Esqueceu-se de ir às compras e não havia mais nada; 3. Tinha acabado de comer sopa; 4. A junção das três anteriores.

Se o faz várias vezes, temos boas notícias: a combinação destes dois alimentos é mais benéfica do que pensa. Porquê? “Porque alguns alimentos complementam-se e ajudam o organismo a absorver melhor os nutrientes de outros alimentos”, explica Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

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3 combinações de alimentos que pode (e deve) fazer pela sua saúde

Segundo a nutricionista, existem alimentos que devem ser combinados porque tornam a absorção dos nutrientes mais rápida, e deixam-nos saciados durante mais tempo e, muito importante, são saudáveis. Veja três destas combinações:

Kiwi e chá verde

“A biodisponibilidade das catequinas do chá verde no corpo humano, assim como os seus benefícios para a saúde, podem ser maximizados quando ele é consumido em conjunto com vitamina C” diz Bárbara de Almeida Araújo. E é aqui que entra o kiwi. Sabia que este fruto é mais rico em vitamina C do que a laranja? Por isso, da próxima vez que beber uma chávena de chá verde lembre-se de comer uma porção de kiwi ou experimente combiná-los num batido.

Batata doce a abacate

A batata doce é rica em vitamina A, que é essencial para a saúde dos olhos. A gordura monoinsaturada presente no abacate também possui efeitos benéficos para a visão e para o corpo.” Por isso, adicione estes dois alimentos a saladas, faça uma torrada de batata doce e barre com abacate. Mais uma sugestão: pode fazer faça chips de batata doce e acompanhar com guacamole.

Nozes e espinafres

Os espinafres são ricos em fibra, vitaminas e minerais, e têm imensos benefícios para a saúde. “Destaco o elevado teor em vitamina K, uma vitamina lipossolúvel. Esta vitamina necessita de gordura para ser absorvida e, por isso, quando consumidos juntamente com nozes (ricas em ómega 3), há um aumento da sua absorção, o que vai promover o crescimento celular, a construção e reparação dos ossos e, ainda, melhorar a circulação sanguínea”, conta. Uma salada com estes dois alimentos é uma opção fresca e saudável.

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro

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