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5 regras essenciais para seguir e controlar o peso

Cuidar da alimentação é sempre importante porque comer corretamente é essencial para manter um bom estado de saúde, evitar a desidratação, a obstipação e o ganho de peso.

Há 5 regras essenciais que deve seguir se quiser controlar o peso:

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5 regras essenciais para seguir e controlar o peso

A hidratação é essencial

“A hidratação é essencial para evitar a perda de água e de sais minerais, sobretudo por causa da transpiração abundante, quando a temperatura e humidade são elevadas. Será igualmente importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas, que aumentam a sudação e sensação de calor. Diminua ainda o consumo de café”, recomenda a nutricionista.

Por outro lado, deve beber cerca de 1,5 dois litros de água por dia. As águas aromatizadas e os chás frios são igualmente boas alternativas. São ambas ótimas formas de hidratação, sendo que a segunda evita a retenção de líquidos recorrente no verão.

Evite alimentos muito pesados para o estômago

“Com o calor a digestão pode tornar-se mais demorada. É por isso que é recomendado o consumo de alimentos mais leves”, diz a especialista.

Reduzir a ingestão de gordura saturada (presente nos alimentos fritos, nos bolos, nas bolachas, na manteiga, nas barras de cereais ou nos cereais de pequeno-almoço), carne (sobretudo carnes vermelhas), alimentos fritos e muito condimentados, sobretudo refogados, é essencial.

Dê preferência ao peixe

De acordo com Mafalda Rodrigues de Almeida, deve privilegiar o consumo de peixe por ser mais fácil de digerir, principalmente aqueles que são ricos em ómega 3. São eles a sardinha, o salmão, a cavala e o atum, por exemplo. “Têm um efeito anti-inflamatório”, destaca a especialista.

Aposte no consumo regular de frutas e legumes

“Uma dieta saudável e equilibrada deve incluir o consumo regular de frutas e legumes. Ou seja, alimentos que, especialmente no verão, devem ser consumidos em grandes quantidades por conterem água em abundância e serem ricos em vitaminas, assim como em minerais. Eles ajudam também a combater eficazmente a desidratação causada pela transpiração. Além disso, são ricos em antioxidantes que ajudam a proteger a pele da exposição solar e a combater a degeneração celular.”

Cuidado com a conservação dos alimentos

Segundo a nutricionista, é extremamente importante ter atenção à conservação dos alimentos, assim como à prevenção de intoxicações alimentares.

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro

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