Publicidade

A dieta da tapioca é o método mais simples (e seguro) para perder peso

A tapioca é uma espécie de crepe, feito à base de fécula de mandioca hidratada. É rica em hidratos de carbono de absorção rápida, isenta de gordura e glúten e ainda tem um baixo teor de sódio. Até aqui nada de novo. O que talvez ainda não saiba é que o novo método para perder peso tem por base este alimento.

Estamos a falar da dieta da tapioca que, ao contrário de vários métodos de emagrecimento que circulam na Internet, não é propriamente restritiva. O conceito é simples: substituir o pão branco que come ao pequeno-almoço pela tapioca.

Publicidade

O popular método brasileiro, que está a chegar a várias partes do mundo, promete eliminar vários quilos. Há relatos de quem já tenha conseguido perder seis quilos num mês com esta pequena alteração.

A dieta da tapioca é o método mais simples (e seguro) para perder peso

Esta dieta emagrece mesmo?

“A tapioca por si só não emagrece mas, se for inserida numa alimentação equilibrada, pode trazer vantagens e ajudar no processo de emagrecimento”, explica a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Em termos calóricos, três colheres de sopa deste alimento (60 gramas) fornecem 145 calorias. Apesar do seu índice glicémico ser relativamente alto e de ter um baixo teor em fibra e proteína, é uma alternativa melhor ao pão branco. Já 100 gramas de farinha de trigo fornecem 364 calorias.

A especialista, que é autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, sugere que sejam adicionadas à tapioca sementes de linhaça moída ou chia, por exemplo. Desta forma, consegue tornar a sua absorção mais lenta e aumentar o teor de fibra, ácidos gordos essenciais, vitaminas e, ainda, minerais. Portanto, transforma-a numa alternativa mais saciante e nutritiva.

Como é que se faz tapioca?

Para fazer a tapioca, basta colocar uma frigideira ao lume, espalhar três colheres de sopa de goma de tapioca e esperar que descole dos cantos. Depois, vira e espera alguns minutos.

Mas a nutricionista deixa o aviso: “Sendo a tapioca constituída essencialmente por hidratos de carbono, não devemos exagerar no seu consumo, ou seja, no máximo duas tapiocas por dia e em substituição do pão ou outra fonte de hidratos de carbono.”

Deve ter igual atenção aos recheios escolhidos e apostar em alimentos ricos em proteína e gorduras boas. Pode recheá-la, por exemplo, com as tais sementes. Se preferir recheios doces, os purés de fruta, o mel ou as compotas sem açúcar são excelentes soluções. Caso seja para fazer recheios salgados, experimente frango, salmão ou queijo fresco, por exemplo.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

A dieta da tapioca é o método mais simples (e seguro) para perder peso
Publicidade
Publicidade
Publicidade