Publicidade

A receita secreta de limonada que ajuda a controlar o peso

Se antigamente a limonada era apenas uma bebida para refrescar nos dias quentes, agora é muito mais do que isso: uma aliada ou inimiga da dieta. Tudo depende dos ingredientes que inclui no copo.

É uma versão que deixa de fora o açúcar, ao contrário da tradicional, e que promete desintoxicar o organismo, ajudar a queimar os excessos de gordura e evitar a inflamação abdominal.

Publicidade
A receita secreta de limonada que ajuda a controlar o peso

Como é que isto é possível? Com a combinação de quatro ingredientes: gengibre, pepino, limão e hortelã.

As vantagens destes alimentos

Vamos conhecer os benefícios destes ingredientes um a um, com a ajuda da nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

O famoso gengibre

Este ingrediente aparece em quase todas as listas de alimentos saudáveis e que deve incluir na dieta. Segundo a especialista, ele ajuda a acabar com a celulite e a diminuir o apetite. Mas não só. A sua fama está relacionada com a ação termogénica. Ou seja, este alimento acelera o metabolismo e, por isso, queima gordura. Além disso, como é anti-inflamatório, faz com que não se sinta inchado. Resultado: é um ótimo aliado na perda e controlo do peso.

“Também é fonte de vitamina C, potássio, manganês, cobre, magnésio e vitamina B6”, destaca a especialista.

A escolha improvável do pepino

Passe a incluir pepino em todas as suas listas de compras. Porquê? É simples: uma unidade tem apenas 16 calorias por 100 gramas, o que torna este alimento bastante útil no processo de emagrecimento. Já o facto de 95 por cento da sua composição ser água ajuda na hidratação — um fator essencial para quem está a tentar controlar o peso.

Ainda é um alimento conhecido pelas suas propriedades diuréticas e depurativas. Por isso, incluí-lo na alimentação vai ajudar a eliminar líquidos e toxinas e, por consequência, a ter uma barriga mais lisa.

O popular limão

Esta fruta tem pouquíssimas calorias e alta concentração de vitamina C — nutriente com poder antioxidante que tem efeito detox no organismo ao limpar as impurezas que impedem ou dificultam a perda de peso. De acordo com a nutricionista, na luta contra a balança, algumas teorias indicam que a fibra solúvel presente no limão (a pectina) promove uma sensação de saciedade.

“Juntar o limão e o pepino é conseguir uma combinação que melhora a produção de suco gástrico que, por sua vez, favorece a digestão e evita a má fermentação de alimentos que pode criar a tal inflamação abdominal”, adianta.

Não se esqueça da hortelã

Além de facilitar a digestão, é útil na eliminação de toxinas do corpo. Portanto, tal como os ingredientes anteriores, previne inflamações e ajuda a evitar aquele mal-estar de barriga inchada.

Como explica a também autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, há mais vantagens no seu consumo. As propriedades calmantes, que ajudam a aliviar o stress e a ter uma boa noite de sono, são algumas delas.

A receita secreta

A preparação desta super limonada é simples. Começa por fazer uma infusão com folhas de hortelã e à parte um sumo de limão com pepino. Em seguida, mistura tudo com um litro ou litro e meio de água e adicione, então, duas colheres de chá de gengibre ralado.

É importante manter esta mistura no frigorífico durante, pelo menos, duas horas. Depois, pode ingeri-la entre refeições. Se for para o trabalho ou passear, ponha numa garrafa térmica e leve-a consigo.

No final do dia, não só não vai sentir-se inchado, como ainda vai notar melhorias no controlo e perda de peso a longo prazo, se aliar o consumo desta bebida a uma alimentação equilibrada e à prática frequente de exercício físico.

Fonte:NiT

Texto: Andreia Guerreiro

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

A receita secreta de limonada que ajuda a controlar o peso
Publicidade
Publicidade
Publicidade