Publicidade

5 trocas simples de alimentos que vão melhorar logo a sua saúde

A ideia de que as dietas restritivas são o método mais eficaz para perder peso não está certa. Para ver os números diminuírem na balança são precisas apenas duas coisas: adaptação e organização.

“É fundamental fazer determinadas trocas que nos irão permitir ter uma vida mais saudável e, caso exista essa vontade, emagrecer também”, diz a nutricionista Maria Gama.

Publicidade

As sugestões da autora do blogue NiT “Põe-te na Linha” aplicam-se, sobretudo, a dois momentos do dia cruciais na dieta: o pequeno-almoço, que garante que começa o dia com nutrientes essenciais e energia; e o lanche, que fará com que não tenha ataques de fome até às refeições principais.

5 trocas simples de alimentos que vão melhorar logo a sua saúde

Sabia, por exemplo, que há apenas um tipo de iogurte que deve incluir na sua dieta? E, adivinhe: não é a popular versão light. Várias investigações revelam que as pessoas que consomem apenas estes tipo de produtos acabam por ingerir as mesmas calorias que aquelas que não o fazem. Isto acontece porque se pensa ser uma escolha mais saudável e o seu consumo acaba por ser excessivo.

Atenção ao pão

Não leve para casa o pão branco só porque ainda está quente. Prefira a versão escura, de sementes, integral, centeio ou de mistura. Um pão mais escuro ou de farinha integral será uma melhor opção, já que a fibra presente nestas versões está ligada a diversos benefícios para a saúde. Além disso, as versões integrais do pão de cereais como o centeio apresentam maior quantidade de proteína, o que diminui o teor de hidratos de carbono e, consequentemente, se reflete no controlo da glicémia. 

O tipo de cereais que come também influencia

A maioria dos cereais são uma bomba de açúcar. Por isso, opte pelos flocos de aveia, um cereal rico em fibras e proteínas. Saiba que a aveia também diminui a hormona responsável pela sensação de fome, a grelina. Segundo a especialista, é fundamental ter atenção à ingestão de cereais ricos em açúcar no dia a dia — a saúde a a dieta agradecem. 

Se bebe leite, opte por leite magro simples

O leite com chocolate é um exemplo típico que é incluído muitas vezes ao pequeno-almoço. Se quer realmente beber leite, a sugestão da nutricionista é mesmo optar pela versão simples. Esta ação não está apenas relacionada com a perda de peso, mas também com a saúde. Deve preferir os alimentos mais naturais. “Para quem não gosta de leite simples, tenho uma dica: experimentem, por exemplo, adicionar canela ou café”, sugere.

Cuidado com o iogurte

No que diz respeito ao iogurte, que também pode arruinar a dieta, a melhor opção é sempre a versão mais simples. Por isso mesmo, esqueça os iogurtes com pedaços ou com sementes à venda nos supermercados. Isto quer dizer que deve escolher a versão natural. “Todas as adições que queira fazer, faça em casa. Só o facto de comprarmos iogurtes com pedaços ou com sementes já aumenta bastante a quantidade de açúcar presente nesse alimento”, alerta Maria Gama.

Prefira a laranja na sua forma natural

Quantas laranjas utiliza para fazer um sumo natural? Duas a três, certo? Primeiro problema: está a perder a fibra presente na fruta. Além disso, se no seu plano alimentar estiver definido que pode comer apenas duas peças por dia, num sumo de laranja já está a esgotar todas as que poderia comer. Isto não significa que não pode beber sumo de vez em quando, mas não deve ser um hábito. Prefira esta fruta na sua forma natural.

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

5 trocas simples de alimentos que vão melhorar logo a sua saúde
Publicidade
Publicidade
Publicidade