Publicidade

O novo sumo para emagrecer faz-se com um ingrediente que costuma ter em casa

A couve, o pepino e o limão não são os únicos protagonistas dos sumos mais famosos para emagrecer. Na verdade, juntou-se um à lista que, muito provavelmente, costuma ter em casa: o aipo. O vegetal está cada vez mais presente nas receitas saudáveis, incluindo a bebida fit viral do momento.

Não comece já a imaginar uma lista gigante de ingredientes e um modo de preparação igualmente longo. Para fazer este sumo, basta triturar o alimento e misturá-lo em água. É tão simples quanto isto, como explica a revista brasileira “Vogue Globo“, que se refere ao aipo como salsão.

Publicidade

Kim Kardashian, Pharrell, Miranda Kerr, Sylvester Stallone e o tenista Novak Djokovic são apenas alguns dos famosos que incluem esta bebida na rotina diária, sobretudo de manhã (ainda em jejum). Porquê? Por causa das promessas do sumo de aipo: ajuda a perder peso, controla a ansiedade e evita o inchaço, assim como problemas de pele.

“Esta bebida é uma das formas mais profundas de restaurar a saúde digestiva. É muito poderosa”, revela o americano Anthony William, que é autor de vários livros de sucesso sobre alimentação, como “CeleryJuice: The Most Powerful Medicine of Our Time Healing Million Worldwide”.

Porém, para obter estes benefícios será mesmo preciso que o sumo seja bebido puro, fresco, feito apenas com os talos, batido com um pouco de água, coado e em jejum, tal como fazem aquelas celebridades.

A recomendação é ingerir meio litro. Depois, deve esperar entre 15 a 30 minutos para tomar o pequeno-almoço, que também deve ser saudável. Mas lembre-se: não há bebidas milagrosas, pelo que deve vê-las como um extra para alcançar resultados.

O novo sumo para emagrecer faz-se com um ingrediente que costuma ter em casa

Os vários benefícios do aipo

Este vegetal é uma ótima fonte de vitaminas A, B, C, E e K e de minerais como o cálcio, o potássio, o sódio e o fósforo. E funciona como intensificador de sabor quando cozinhado com outros alimentos. Além disso, tem um teor elevado em cálcio, ferro, fósforo e magnésio. Também já ficou comprovado que o aipo tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e diuréticas. Resumindo: é uma bomba saudável.

Não se esqueça que este alimento é também um dos mais utilizados em sumos detox. E há uma explicação para isso: conserva-se até três a quatro semanas no frigorífico. Há, ainda, outras quatro razões para o aipo estar cada vez mais presente nas receitas saudáveis.

1. É baixo em calorias

Para sermos mais concretos, o aipo representa 16 calorias por 100 gramas. Por esta razão, é um ótimo aliado para quem quer perder peso. Quando este é o objetivo, é importante encontrar alimentos que, além de nutritivos, sejam pouco calóricos. Quando cozido, as calorias aumentam ligeiramente para 24, o que é perfeitamente aceitável numa dieta de emagrecimento, bem como na alimentação de alguém que procura apenas ser mais saudável. Por ser rico em água e fibras, este vegetal também ajuda a promover a sensação de saciedade no organismo.

2. Alivia o stress

São várias as investigações que já revelaram que este alimento pode ser uma ajuda para diminuir os níveis de stress. Tudo por causa dos óleos essenciais e do magnésio presentes na sua composição que são capazes de acalmar o sistema nervoso.

3. Ajuda quem tem a tensão alta

A hipertensão é um problema que afeta muita gente e que requer medicação. No entanto, existem alimentos que também podem ajudar e o aipo é um deles. Como? É que este vegetal tem um composto chamado phtalides que ajuda a reduzir a tensão arterial, uma vez que funciona como uma espécie de relaxante muscular. Deve fazer um consumo diário entre três a quatro talos de aipo para ver os primeiros resultados.

4. É um aliado na saúde dos ossos

Além do cálcio, a presença da vitamina K faz com que este alimento possa ajudar na saúde óssea — ela tem um papel essencial no crescimento e fortalecimento dos ossos. No fundo, é ela que está encarregue da fixação do cálcio nos ossos.

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

O novo sumo para emagrecer faz-se com um ingrediente que costuma ter em casa
Publicidade
Publicidade
Publicidade