Publicidade

4 truques básicos para controlar o peso todas as semanas

Ter uma semana saudável e controlar o peso não é impossível. Na verdade, bastam duas coisas para consegui-lo: descomplicar e organizar-se. Pelo menos, a nutricionista Maria Gama garante que esta é a combinação secreta para o sucesso.

Para ajudar, a especialista revelou que há quatro truques básicos que podem ajudar. “São dicas eficazes para ter uma semana mais saudável, sem muito esforço”, conta.

Publicidade

Será necessário aplicá-las desde o início da semana, de forma a facilitar a nossa alimentação e o humor também. Afinal, quando estamos tristes ou chateados, temos mais tendência para procurar alimentos cheios de açúcar e gordura.

4 truques básicos para controlar o peso todas as semanas

1. Prepare os pequenos-almoços com antecedência

É mesmo verdade: é a refeição mais importante do dia e não pode ser ignorada. Segundo a autora do blogue “Põe-te na Linha“, se não começar o dia com um pequeno-almoço cheio de nutrientes e energético, é bem provável que acabe a tarde a consumir alimentos altamente calóricos e cheios de gordura e açúcar. Por isso mesmo, privilegie alimentos que ajudem a controlar a saciedade ao longo do dia. E mais um truque: prepare-os com antecedência para que a falta de tempo nunca seja um impedimento para manter a dieta.

2. Organize os seus lanches

O lanche é uma refeição super importante. Sim, é o que está a pensar: estamos a referir-nos à regra de comer de três em três horas. É isso que vai fazer com que não tenha ataques de fome. Pode preparar um para comer a meio da manhã e outro para a tarde.

Mas cuidado, não pode confiar em todos os snacks. A sugestão repete-se: faça coisas simples ao domingo para comer na semana seguinte.

3. Pratique exercício físico

Se não praticar exercício físico, seja caminhar, correr, ir ao ginásio ou saltar à corda, dificilmente irá conseguir atingir o peso que deseja. Não se esqueça disto.

4. Durma bem

Ser saudável não se resume a comer bem e ir ao ginásio. Ter uma boa noite de sono é essencial para a saúde e pode ser o motivo para não estar a emagrecer. De acordo com a especialista, dormir pouco aumenta o risco de depressão e doenças cardíacas e promove o aumento de peso.

Além de tudo isto, é preciso ter os alimentos certos em casa. Para a nutricionista Maria Gama, há 12 que nunca faltam na sua lista de compras semanal. São opções versáteis que vão garantir que consegue manter este tipo de alimentação a longo prazo.

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

4 truques básicos para controlar o peso todas as semanas
Publicidade
Publicidade
Publicidade