Publicidade

6 belas razões para comer tapioca, perder peso também é uma delas

Há uns anos dar a volta ao mundo seria mais fácil do que encontrar quinoa ou chia nos supermercados. Porém, a mentalidade mudou e o tipo de alimentação também. É por isso que agora existem corredores cheios de alimentos biológicos e saudáveis. Um dos mais populares do momento é a tapioca.

Normalmente, vemos este alimento à venda já em granulado ou flocos, mas a forma natural é outra. A tapioca não é mais do que a fécula hidratada de mandioca. Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, mesmo depois de comprar o granulado, ainda deve hidratá-lo ou cozinhá-lo em forma de goma — aqueles crepes brancos.

Publicidade

Além de ser rápida de preparar e bastante versátil, há várias razões para incluir este superalimento no dia seu a dia.

6 belas razões para comer tapioca, perder peso também é uma delas

1. É rica em hidratos de carbono

A tapioca é rica em hidratos de carbono de fácil digestão, sem gordura e com baixo teor de sódio, o que pode ser útil no controlo da pressão arterial, dos níveis de colesterol, da diabetes e na diminuição do risco de obesidade. No entanto, o seu açúcar é absorvido rapidamente pelo organismo.

Mas há soluções: “Apesar do seu índice glicémico relativamente alto e do baixo teor em fibra, continua a ser uma alternativa melhor ao pão branco. Se adicionarmos sementes de linhaça moída ou chia, por exemplo, conseguimos tornar a sua absorção mais lenta, aumentar o teor de fibra, ácidos gordos essenciais, vitaminas e minerais e tornar a nossa tapioca mais saciante e nutritiva, o que pode ser útil para quem quer emagrecer. Mas já lá vamos”, explica a especialista.

2. Não contém glúten

Uma das maiores vantagens da tapioca é o facto de não conter glúten, o que faz deste alimento uma ótima alternativa para celíacos ou intolerantes ao glúten. “Pode utilizá-lo para substituir por farinhas, por exemplo”, sugere.

3. É uma ótima fonte de saponinas

O que é isto? Tratam-se de fitoquímicos que podem ser úteis na redução dos níveis de colesterol. Os seus efeitos antioxidantes podem, ainda, proteger as células do stress.

4. É um alimento bastante versátil

Pode ser usada ao pequeno-almoço, para um pré-treino e até nos pratos principais. Se tem dificuldade em variar os snacks antes do treino, comece a incluir a tapioca — é uma fonte de hidratos de carbono de rápida absorção e de digestão fácil. Nas refeições principais, pode sempre utilizar o superalimento em formato de crepe ou para bases de pizzas mais saudáveis.

5. Ajuda no processo de perda de peso

Como já vimos, se for recheada com os alimentos certos, pode ser uma ótima forma de acelerar o metabolismo e controlar o apetite. Por não conter gliadina, esta farinha contribui, ainda, para a perda de volume. De acordo com a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, em termos calóricos, três colheres de sopa de tapioca (60 gramas) fornecem 140 calorias.

Sabe-se, também, que a mandioca pode aumentar os níveis de serotonina, que é um neurotransmissor essencial para manter funções importantes como o ciclo do sono, mudanças de humor, manutenção da memória e vontade de comer.

6. É simples e rápida de preparar

Para fazer a tapioca, basta colocar uma frigideira ao lume, espalhar três colheres de sopa de goma de tapioca e esperar que descole dos cantos. Depois, vire-a e espere alguns minutos. Quando estiver pronta pode recheá-la com sementes, como chia ou linhaça. Se preferir recheios doces, os purés de fruta, o mel ou as compotas sem açúcar são excelentes soluções. Caso seja para fazer recheios salgados, experimente frango, salmão ou queijo fresco, por exemplo.

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro


Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

6 belas razões para comer tapioca, perder peso também é uma delas
Publicidade
Publicidade
Publicidade