Publicidade

Pare de ignorar este alimento — ele faz parte do novo super sumo para emagrecer

Os sumos são uma das alternativas mais procuradas por quem quer emagrecer. Afinal, são rápidos de preparar e fáceis de ingerir. Mas é preciso ter cuidado com uma coisa: eles não substituem refeições. Na verdade, deve vê-los como complementos na dieta. Depois de uma bebida com aipo, há uma nova versão a invadir a Internet.

Pista: normalmente, devido ao seu sabor característico, ou se adora ou se odeia. Por vezes, é apenas a sua cor avermelhada (por causa da presença de betalaína) e aspeto que fazem com que muita gente o ignore. Contudo, a realidade é que a beterraba é a mais recente aliada do mundo fit na luta pela perda do excesso de peso.

Publicidade
Pare de ignorar este alimento — ele faz parte do novo super sumo para emagrecer

“É fonte de vitaminas B6 e C, potássio, ferro, folato, magnésio, zinco e fósforo”, explica a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

Estas não são as únicas razões para este alimento estar presente no novo super sumo. Há outro fator que ajuda: o facto de ser um alimento com baixo valor energético (43 calorias por cada 100 gramas) e rico em água (cerca de 87 por cento da sua composição). Além disso, contém duas gramas de fibra por cada 100, o que quer dizer que ajuda a manter a sensação de saciedade.

Segundo a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“, a beterraba também é conhecida por diminuir a pressão arterial, devidos aos nitratos presentes na sua composição que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos.

“Pode ser útil a diminuir o risco de cancro, uma vez que a betalaína é um dos antioxidantes utilizados na prevenção da doença. Há mais uma vantagem: a sua ação na redução do colesterol.”

Os restantes ingredientes da receita

O limão é outros dos alimentos que vai precisar para preparar a receita mais popular do momento. Uma vez que este alimento é rico em vitamina C, ajuda a proteger as células dos radicais livres e fortalece o sistema imunitário. Além disso, os seus antioxidantes combatem os danos provocados pelos radicais livres. Por outras palavras, retardam o envelhecimento precoce da pele.

De acordo com Bárbara de Almeida Araújo, “algumas teorias indicam que o limão pode mesmo ajudar a emagrecer, uma vez que a fibra presente no alimento é uma fibra solúvel (pectina) que promove uma sensação de saciedade”. Ou seja, beber um copo de água com limão vai ajudar a sentir-se cheio durante mais tempo. Este é um dos motivos que explica o porquê desta combinação. Tome nota da receita completa.

Do que precisa

— Uma beterraba;
— Um limão;
— 300 mililitros de água;
— Gelo (opcional).

Como se faz

Comece por descascar a beterraba. Junte o sumo do limão e a água e junte tudo muito bem. Deve coar e depois, caso deseje, adicionar o gelo. Deve beber o sumo logo de seguida.

Mas, atenção: não consuma esta bebida todos os dias. Deve ir alternando com outras receitas de sumos conhecidos por ajudarem neste processo. Não se esqueça também de que estas bebidas são apenas ajudas, devendo ser conjugadas com uma alimentação completa e variada, assim como com a prática de exercício físico.

“Para quem treina, o sumo de beterraba também pode melhorar a oxigenação muscular durante a prática de exercício físico. De forma a otimizar os efeitos deste alimento, deverá ingerir duas a três horas antes do treino ou competição”, recomenda a especialista.

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Pare de ignorar este alimento — ele faz parte do novo super sumo para emagrecer
Publicidade
Publicidade
Publicidade