Publicidade

O novo sumo para emagrecer é feito com aquela planta que tem em casa

Os sumos verdes podem não ser apetecíveis à primeira vista mas é preciso dar-lhes uma oportunidade. É que eles são verdadeiros aliados das dietas. Uma das receitas virais do momento é feita com um vegetal que sempre teve em casa.

Estamos a falar de uma planta que muitas vezes é colocada no chá, na canja, nos mojitos, em limonadas e em alguns guisados. Sim, é essa mesma: a hortelã.

Publicidade

Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, ela possui cerca de 44 calorias por cada 100 gramas. Se pensar numa porção de 235 mililitros de água, preparados com apenas duas folhas frescas ou secas, estará a ingerir apenas duas calorias. A hortelã é também conhecida por conter fibra, o que quer dizer que ajuda a manter a sensação de saciedade durante mais tempo, quando é conjugada com outros alimentos saudáveis.

O novo sumo para emagrecer é feito com aquela planta que tem em casa

É também rica em vitamina A, C e K. Além disso, ajuda a acalmar o stress, a controlar os níveis de colesterol, na digestão e é boa para a saúde da pele. Portanto, os benefícios refletem-se na balança e na saúde.

No caso do sumo, a planta é utilizada para eliminar excessos e impurezas do corpo, favorecendo o processo de emagrecimento. No entanto, a hortelã não é o único ingrediente da famosa receita. Há mais dois: abacaxi e farinha de linhaça.

As vantagens de comer abacaxi e farinha de linhaça

“O abacaxi tem 50 calorias por 100 gramas e tem uma enzima, chamada bromelaína, que ajuda na digestão. Ou seja, além de ser ótimo para a dieta, pode controlar a pressão arterial”, diz a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Esta fruta destaca-se ainda por ter minerais (potássio, sódio, fósforo, cálcio e ferro) e vitaminas (A, B1, B2, B3 e C), tornando-a numa ótima opção nas refeições diárias, incluindo o pós-treino.

Além disso, as propriedades deste alimento fazem dele um diurético que atua como desintoxicante e auxilia na retenção de líquidos.

A farinha de linhaça sobressai por ser rica em fibra, ómega 3, vitaminas B1, B2, C e E, e minerais como cálcio, zinco, magnésio, ferro, potássio e fósforo. Portanto, é uma bomba saudável para a saúde. A par disso, ainda é anti-inflamatória e rica em proteína vegetal. Pode ser adicionada a iogurtes, saladas, sopas ou sumos.

Ela é também uma ótima substituta para a farinha de trigo, já que não é tão processada e apresenta propriedades nutricionais muito superiores.

A famosa receita

Ingredientes:

— Meio abacaxi;
— 300 mililitros de água;
— Uma colher de sopa de farinha de linhaça;
— Hortelã picada (a gosto).

Modo de preparação:

Coloque todos os ingredientes numa liquidificadora até obter uma mistura homogénea. Adicione gelo e beba.

Embora este sumo seja famoso e haja testemunhos que falam da sua eficácia, é importante não esquecer-se de que ele não faz milagres. Pode ser, sim, uma ajuda extra quando complementado com uma alimentação saudável e variada, assim como com a prática de exercício físico.

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro


Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

O novo sumo para emagrecer é feito com aquela planta que tem em casa
Publicidade
Publicidade
Publicidade