Publicidade

5 regras básicas e saudáveis para começar a perder peso em pouco tempo

Quando o tema é emagrecer, não vale a pena arranjar desculpas. Os milagres não existem e basta uma única coisa para conseguir resultados: alterar os hábitos alimentares e incluí-los naturalmente na sua rotina.

Pode começar por retirar os inimigos de sua casa. Bolachas, gelados, batatas fritas, chocolates. Estes alimentos não devem fazer parte do nosso dia a dia.

Publicidade

“Se um dia lhe apetecer um gelado, tudo bem, mas saia de casa e vá comer. É importante não abrir o precedente de ter estes alimentos em casa, porque a probabilidade de comê-los será maior”, alerta a nutricionista Maria Gama.

5 regras básicas e saudáveis para começar a perder peso em pouco tempo

Comer de três em três horas, contar calorias e ter uma lista gigante de receitas são alguns critérios importantes para alcançar resultados. Mas não devem ser as primeiras preocupações.

Faça este teste: comece por focar-se numa mudança e trabalha nela. E assim sucessivamente. Este é um caminho seguro e eficaz para começar a emagrecer em pouco tempo e chegar ao peso ideal.

Para a autora há outras cinco regras básicas que deve ter em conta:

Atenção às dietas radicais

“Sim, perde-se muito peso. Sim, tem resultados extraordinários ao fim de uma ou duas semanas. Mas será que é sustentável ao longo do tempo? Na minha opinião, não”, diz a nutricionista Maria Gama. Lembre-se disto: não pode querer perder todo o peso que tem a mais num ou dois meses, já que esse mesmo peso foi ganhando ao longo de meses (ou até anos). Durante o processo de perda de peso, a motivação vai ser o pilar essencial. É assim que vai manter o peso que perdeu e continuar até atingir o objetivo final.

Planear as refeições

Uma das principais formas de conseguirmos ser saudáveis e perder o peso em excesso é comer bem. Sim, é isto mesmo e não é difícil. Contudo, exige preparação e planeamento. Reserve um dia da semana para planear as suas refeições e decidir quais são os ingredientes de que vai precisar para criar uma lista e ir às compras. Assim, durante a semana, terá tudo o que necessita para as refeições, não pede take away e conseguirá comer de forma mais saudável. Além disso, evita o desperdício alimentar.

Defina metas

“Feche mesmo as horas e os dias, como se fosse um compromisso, pois é mesmo um compromisso consigo. Não vale a pena prometer que vai sete vezes ao ginásio e caminhar todos os dias se sabe que não o vai conseguir cumprir. Estabeleça metas reais. Por exemplo, três vez por semana vai ao ginásio, vai começar a beber dois litros de água por dia, não vai comer pão uma vez  por semana e passará a incluir ovos mexidos ao pequeno-almoço de segunda-feira”, recomenda a nutricionista.

Desistir está fora de questão

“Eu sei que é difícil nem sempre atingirmos os nossos objetivos e não perdemos o peso que tanto desejamos. Porém, a vontade de desistir não ajuda em nada. Aliás, só vai fazer com que esse objetivo não seja cumprido. Será que faz sentido, caso não vejamos resultados na perda de peso, começar a comer novamente salgados e batatas fritas todos os dias? Não me parece. Cada passo é um passo e o caminho faz-se caminhando. A mesma regra aplica-se ao exercício, que também é essencial para obter resultados.”

Peça ajuda

Segundo a especialista, quando precisamos de apoio é fundamental falar com as pessoas à nossa volta para que elas percebam como podem ser importantes, sobretudo no que diz respeito ao processo da perda de peso. É importante que toda a gente esteja envolvida. “Mesmo quem não está a seguir uma dieta, não deve beber refrigerantes e comer gelado como sobremesa. Porquê? Porque toda a gente tem de cuidar da sua saúde. Por exemplo, na maioria dos jantares que dou em casa, a sobremesa é fruta. A mim também me custa não comer sobremesa se a tiver a olhar para mim e, por isso mesmo, já defini que é assim”, revela Maria Gama.

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

5 regras básicas e saudáveis para começar a perder peso em pouco tempo
Publicidade
Publicidade
Publicidade