Publicidade

5 alimentos comuns que deve comer para controlar a fome (e o peso)

Há dias em que a preguiça é tanta que nada nos faz levantar do sofá, com uma exceção: os ataques de fome. De um momento para o outro, ganhamos energia extra e lá vamos nós em grande velocidade tomar o frigorífico de assalto. Resultado: alguns quilos a mais. Mas há uma solução para isso — e não é passar fome.

Há alimentos que, por causa da sua composição, podem ser os aliados perfeitos na gestão de peso. Eles ajudam a controlar o apetite e prolongam a sensação de saciedade.

Publicidade
5 alimentos comuns que deve comer para controlar a fome (e o peso)

Normalmente, esses alimentos são ricos em fibra, o que “ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e provoca uma sensação de saciedade prolongada”, explica Bárbara de Almeida Araújo, nutricionista e autora do blogue “Manias de uma Dietista“.

Incluir mais alimentos ricos em proteína nas refeições também é uma boa opção. Como eles ajudam a controlar o apetite, acabam por promover o aumento da hormona que nos diz quando estamos saciados — a colecistoquinina.

Segundo a nutricionista, beber água também é uma boa estratégia, não só porque as fibras solúveis presentes em alimentos como as leguminosas incham em contacto com a água, mas também porque “muitas vezes confundimos a fome com a sede”. Por isso, sempre que sentir fome, deve beber primeiro um copo de água.

Por outro lado, é melhor esquecer os alimentos ricos em açucares simples, como as bolachas, as barras de cereais e os cereais processados.

“Estes alimentos provocam uma sensação momentânea de saciedade (e prazer), mas rapidamente ficamos com fome. E o pior é que temos vontade de comer ainda mais”, diz.

Como não queremos que estrague a dieta, temos uma lista de alimentos que têm este efeito saciante que vai fazer com que controle a fome e, consequentemente, o peso:

Feijão

Tal como alimento anterior, o feijão é bastante rico em fibra. E tem mais uma vantagem: tem um teor elevado de proteínas. Para aumentar a sensação de saciedade, segundo a especialista, o ideal é incluir este alimento, pelo menos, duas a três vezes por semana.

Maçã

Uma maçã nunca desilude e quando é consumida com casca ainda é melhor, já que “constitui uma boa fonte de fibra, causando a sensação de saciedade”. Para não estragar a dieta, uma boa estratégia passa por comer uma maçã à tarde quando chega a casa- Porquê? Por um lado, vai ter menos fome ao jantar e por outro, provavelmente, não vai cometer tragédias alimentares até lá

Ovos

“São ricos em proteína e ótimas opções para incluir a qualquer altura do dia, seja ao pequeno-almoço, lanche ou no snack da noite”, explica Sónia Marcelo. Ou seja, comer ovos cozidos, mexidos ou em omelete são uma das soluções para não engordar, uma vez que vai mantê-lo saciado durante mais tempo.

Cenoura crua

A cenoura crua é outros dos alimentos que deve ter sempre em casa para se manter saciado. Tem fome a meio da manhã? Uma cenoura crua e um ovo cozido, fontes ricas de nutrientes essenciais ao organismo, são a combinação perfeita para não sentir fome até ao almoço. 

Aveia

A aveia também é bastante rica em proteína e fibra e, por isso, dá-nos a sensação de saciedade durante bastante tempo. Por exemplo, “pode começar o dia com papas de aveia e preparar overnight oats para ter uma refeição refrescante e diferente.

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

5 alimentos comuns que deve comer para controlar a fome (e o peso)
Publicidade
Publicidade
Publicidade