Publicidade

Estas são as dicas que vão (mesmo) ajudá-lo a emagrecer

Tomar a decisão de perder peso é fácil. A parte complicada é saber por onde começar. A maioria das pessoas tomam a pior decisão: passar o dia sem comer. Esta atitude não só faz mal à saúde como, ao contrário do que possa pensar, contribui para o insucesso da dieta.

Se saltar refeições ou passar o dia a comer apenas sopa e fruta, por exemplo, o resultado não deverá ser bom. Vai chegar ao fim da tarde cheio de fome e acaba por comer demasiado à noite. “Além disso, a vontade de ingerir alimentos altamente calóricos, ricos em açúcar e em gordura vai aumentar”, alerta a nutricionista Maria Gama.

Publicidade
Estas são as dicas que vão (mesmo) ajudá-lo a emagrecer

O truque para emagrecer e conseguir manter o peso a longo prazo é simples: tem de haver uma mudança de hábitos. Ou seja, eles têm de fazer parte da sua rotina naturalmente — é por isso que se recupera rapidamente o peso perdido com dietas rápidas e restritivas. 

A autora do blogue “Põe-te na Linha” revelou sete dicas que vão ajudá-la a emagrecer a partir deste momento:

Nunca sair de casa sem tomar o pequeno-almoço

Não pode mesmo haver desculpas para não tomar o pequeno-almoço em casa e muito menos para não comer nada de manhã. Se sabe que não vai ter tempo, prepare tudo com antecedência. Esta refeição é essencial para controlar a apetite até ao almoço.

Comer de três em três horas

Não tem seguir este espaço de tempo à risca. No entanto, tem de garantir que tem snacks prontos para comer entre refeições — é a melhor forma de prevenir ataques de fome. Se costuma esquecer-se de comer, a nutricionista Maria Gama sugere que coloque um alarme no telemóvel ou uma nota no ecrã do computador, por exemplo.

Comer fruta, sim, mas sem exageros

Segundo a especialista, devemos comer fruta todos os dias, a seguir às refeições principais ou na merenda da manhã ou da tarde. Mas não se pode exagerar. E argumentar que a fruta tem açúcar não é válido — além de ser natural, este alimento contém vitaminas e minerais. Deve ter este pensamento, sim, com as sobremesas calóricas.

Comece sempre as refeições com sopa

Não interessa se tem muita ou pouca fome: tem de começar a refeição principal com sopa. Ela vai acalmar a sensação de fome e, provavelmente, fazer com que coma menos no prato principal. O conselho de Maria Gama é fazer sopa em grande quantidade durante o fim de semana para depois congelar. Assim, nunca há desculpas. 

Cuidado com a gordura que usa na cozinha

Por vezes, cometemos erros que nem nos apercebemos. Um deles está relacionado com a quantidade de gordura colocada na confeção dos alimentos. É preciso ter atenção a isso. E, não se esqueça, cozinhe sempre com azeite.

Beba muitos líquidos ao longo do dia

“É importante consumir água ao longo do dia. Se estiver frio e não lhe apetecer água fria, aqueça-a ou, então, opte por fazer uma infusão de ervas. Pode ser de camomila ou cidreira, por exemplo.”

Não seja sedentário

A alimentação faz grande parte do trabalho mas a prática de exercício físico também influencia. Determine um ou mais dias da semana para fazer uma caminhada, corrida, nadar ou ir ao ginásio. O importante é que se mexa. Faça-o para atingir o peso mas também pela sua saúde.

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Estas são as dicas que vão (mesmo) ajudá-lo a emagrecer
Publicidade
Publicidade
Publicidade