Publicidade

3 alimentos improváveis que pode ter em casa para emagrecer mais rápido

No mundo das dietas não há milagres, mas existem ajudas naturais a que pode recorrer. São alimentos com poderosas características que pode (e deve) ter em casa para emagrecer mais depressa — e que ainda têm o bonus de melhorar a saúde em geral. Estamos a falar de três produtos específicos — e improváveis.

3 alimentos improváveis que pode ter em casa para emagrecer mais rápido

Um deles é proveniente de uma árvore chamada aroeira, plantada sobretudo na América do Sul. Três gramas deste alimento misturados com alimentos quentes são suficientes para acelerar o metabolismo em 15 por cento.

Publicidade

“O facto de funcionar como um termogénico natural no organismo, fazendo com que a temperatura corporal aumente e o metabolismo acelere, permite queimar gordura mais rapidamente”, explica a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo.

1. Pimenta rosa

Este é o tal alimento em que apenas três gramas já fazem a diferença na dieta. Por ser bastante rico em fibra, a pimenta rosa promove também uma sensação de estômago cheio. Ou seja, ajuda a controlar o apetite durante mais tempo, o que faz com que consuma uma menor quantidade de calorias ao longo do dia.

“Mas atenção, para ter este efeito, tem mesmo de usar esta pimenta”, alerta a autora do blogue “Manias de Uma Dietista“.

Segundo a especialista, trata-se também de um alimento com alto teor de ferro, cálcio e nas vitaminas A, B1, B2 e E — nutrientes importantes para o organismo. Como tem uma ação antioxidante, ajuda no combate aos radicais livres, que são responsáveis pelas doenças mais comuns.

Devido ao sabor suave da pimenta rosa, pode incluí-la um molho e usá-lo como acompanhamento em pratos de peixe e carne, assim como em legumes e saladas. Se preferir, pode fazer uma mistura com sumo de limão e uma colher de sopa de grãos de pimenta rosa para temperar filetes de peixe, por exemplo.

No entanto, o consumo de pimenta rosa não é aconselhável para quem sofre de hipertensão ou problemas gastrointestinais. Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico. Independentemente da sua saúde, esta especiaria não deve ser ingerida em excesso, devido à toxicidade. Lembre-se: três gramas por dia são suficientes.

2. Cominhos

Não é a primeira vez que falamos desta especiaria e há várias razões para isso. Este alimento, além de dar sabor ao prato, pode ajudar no processo de emagrecimento. Por ter grandes quantidades de fibras na sua composição, os cominhos aumentam a sensação de saciedade.

No que diz respeito ao seu valor nutricional, seis gramas de cominhos significam 22 calorias, um grama de gordura, três de hidratos de carbono e um de proteínas. Já o nível de colesterol é nulo.

O facto de esta especiaria ser rica em vitamina C, ajuda no tratamento contra inflamações e a manter a saúde da pele. Os cominhos também possuem fibras que facilitam a digestão, o que pode diminuir a sensação de barriga inchada.

“Esta especiaria fica bem com quase tudo, seja na carne ou nos legumes salteados. Tenha apenas atenção à quantidade usada, já que o seu sabor é forte e característico”, alerta a nutricionista.

3. Malagueta

O único alimento da lista que ainda não falámos é a malagueta. Bem sabemos que é improvável mas é aquilo que dá o efeito picante a este alimento que faz com que ele esteja presente neste grupo.

“Contém capsaicina, uma substância que tem propriedades termogénicas, ajudando a acelerar o metabolismo e a inibir o apetite. Se gosta de picante adicione um pouco deste alimento aos seus pratos”, sugere Bárbara de Almeida Araújo.

Há mais razões para incluir malagueta na alimentação: tem um elevado teor de vitamina C e vários minerais na sua composição, como potássio, magnésio, fósforo e cálcio.

Contudo, é importante ter noção de que estes três alimentos não são o milagre que vai fazer com que perca o excesso de peso. É necessário haver esforço. Quando aliados a uma alimentação equilibrada e à prática de exercício físico, devido às suas composições, podem ser realmente uma ajuda extra neste objetivo. Lembre-se disto.

Fonte: NiT

Texto: Andreia Guerreiro

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

3 alimentos improváveis que pode ter em casa para emagrecer mais rápido
Publicidade
Publicidade
Publicidade