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5 benefícios do café que não imagina

O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, depois daágua, devido ao seu aroma e sabor característicos e, é considerado um alimentonutracêutico.

Alimentos nutracêuticos são aqueles que possuem nutrientesessenciais como vitaminas, minerais e antioxidantes,  conseguindo potenciar a alimentação de uma maneiraequilibrada e correta, fortalecer o sistema imunitário e, como tal,proporcionar inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar.

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5 benefícios do café que não imagina

O grão de café é composto por minerais como cálcio, potássio,zinco, ferro, magnésio e, compostos fenólicos não flavonóides que sãoantioxidantes com poder comparável àsvitaminas E, C e ao betacaroteno. Por isso mesmo, apresenta inúmerosbenefícios como os que  apresentamos emseguida e que provavelmente não conhecia:

 1- Aumenta a expectativa de vida: Isto porque o café é uma das maioresfontes de antioxidantes naturais, inibindo inflamações e reduzindo o risco dedoenças.

2- Combate a depressão: há diversos estudos que relacionam oconsumo do café com a diminuição dos sintomas da depressão. Já foi comprovadoque doses moderadas de cafeína alteram positivamente o humor e aumentam adisposição devido a seu efeito estimulante.

3- Ajuda no emagrecimento: o café acelera o metabolismo e aqueima de gordura. Segundo um estudo publicado no International  Journal of Sports Nutrition e noScandinavian  Journal of Medicine  and Science in Sports, a queima de gordura ocorre devido ao aumento datemperatura corporal ou termogênise e consequentemente diminuição de pesocorpóreo.

4- Dá energia: o café é considerado um estimulanteenergético. A bebida realmente deixa o organismo mais ativo. As substânciaspresentes no poderoso grão fazem com que o rendimento do corpo aumente ecombatam o sono e o cansaço.

5- Aumenta a memória: a cafeína fortalece alguns tipos dememória por um período de até 24 horas após o seu consumo, como mostrou umestudo publicado no periódico Nature Neuroscience. Foi comprovada maior retençãode memória em pessoas que consumiram mais cafeína.

Os horários mais recomendados para se tomar café são nopequeno almoço, depois do almoço e à tarde. O consumo moderado está descritocom a ingestão de 3 a 5 doses diárias de café (aproximadamente 150-300 mg decafeína/dia).

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