Publicidade

Micaela Reis: o real perfil

MICAELA REIS: O REALPERFIL

Um nome e um rosto que dispensamapresentações. Mas se esteve distraído na útima década, Micaela Reis foi MissAngola em 2007. Mas há muito que a tiara deixou de ser a sua principalreferência, porque desde então passou das passerelles para a Televisão e maisrecentemente (2018) fez a sua estreia no grande ecrã, ao lado de SilvioNascimento, no aclamado filme FalsoPerfil, que lhe valeu o prémio ModaLuanda de Melhor Atriz e umanomeação para os Globos de Ouro, namesma categoria.

Publicidade

Nesta cordial entrevista, Micaelafala-nos do seu passado profissional, da sua formação e dos seus projectos.

Da moda para a TV foi um pulo ealgo ‘’bastante natural’’, mas que exigiu trabalho e estudo, várias formações ecursos, dos quais se destaca o Bachelorof Fine Arts – Film and Television, em Los Angeles.

Micaela Reis: o real perfil

Não se pode falar de Televisãosem se falar da representação e o caso desta beldade de 1,76m não foidiferente. ‘’(…) fui chamada para um casting na Semba Comunicação e acabeipor ficar e fazer o personagem Yarana série Vôo Directo, a minhaprimeira experiência enquanto atriz’’.  Equem não se lembra das assistentes de bordo mais bonitas da TV? Ou da vilã Vitória, na novela Windeck?

Representar requer todo umtrabalho prévio, que a atriz nos explica detalhadamente: ‘’familiarizar-me coma personagem através do texto. Perceber quais são as (suas) motivações em cadacena. Cada personagem tem o seu grau de complexidade e exige uma pesquisaexaustiva de forma a definir relações, comportamentos, emoções e começarmos aconstruir e descobrir como é que ela fala, caminha, se expressa e reage nocontexto em que está inserida’’. Metodologia essa que está a dar claros frutos,pois é notório o seu crescente talento nesta arte.                        

Micaela Reis: o real perfil

Actualmente a atriz está activamentea contribuir para um projecto que a leva a pôr literalmente a mão na massa (ouneste caso, na terra). ‘’Neste momento estou a trabalhar no projecto agrícola Fazenda Tia Jóia. Foi um projecto criadopela minha mãe, que agora reactivámos. A terra é fértil e os produtos são deóptima qualidade.’’

E o projecto vai além dacomponente empresarial ou económica! ‘’Enquanto empresa, juntamente com asassociações locais, pretendemos criar um conjunto de actividades sociais nadiferentes áreas: educação, cultura e segurança para os grupos maisvulneráveis, sejam estes crianças, mulheres e idosos. A responsabilidade socialdeve ser um esforço de todos desde instituições assim como o tecidoempresarial’’.

Micaela Reis: o real perfil

Um objectivo louvável num mundocada vez mais movido para o proveito próprio, mas que não é de estranhar, poisapesar da sua beleza exterior, é na beleza interior que reside o seu segredo,‘’(…) acima de tudo sorrio muito e tento viver a vida ao máximo. Mais do quecuidarmos do nosso exterior temos de cuidar do nosso interior. Cultivar amizades, ter amor pelo próximo,dar valor à natureza, à nossa família e acima de tudo ser grato’’.

Paralelamente a esse, há outroprojecto, também de cariz social. ‘’Euvou iniciar um ciclo de acções de formação para crianças, jovens e adultos emvárias províncias, sendo que comecei em Luanda. As acções de formação serãosubordinadas a vários temas ligados ao cinema, televisão e artes prerrogativas.Para já comecei com o nível iniciação e médio mas todos os profissionais serãobem vindos.’’

Modelo, apresentadora atriz,empreendedora e humanitária. São estes alguns dos muitos títulos que a podemresumir, mas não definir, pois Micaela Reis é muito mais do que isso e temsempre espaço para novos papéis, até porque a sua fé em Deus fá-la acreditarque há sempre algo reservado. ‘’Acreditoque ELE sempre vai me guiar e mostrar qual a sua vontade para a minha vida, oque não significa que fique de braços cruzados à espera, mas que confio esempre que tenho uma oportunidade agarro-a e dou o meu máximo como tenho feitoaté aqui’’.

Sejam quais forem os planos,parece-nos que a representação fará sempre parte da sua vida pois é de modoenternecido que nos diz que adora ‘’representar, para mim representar é vida seja em que plataforma for’’.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Micaela Reis: o real perfil
Publicidade
Publicidade