Publicidade

As pastas para todos

Foi-se o tempo em que certos modelos de pastas fossem exclusivamente femininos. Nos últimos tempos vemos modelos masculinos de pastas de mão e a tiracolo a dominar as principais passarelas, lojas de grandes marcas de luxo, looks street style e as redes sociais.

As pastas para todos

Historicamente, os homens já usavam alguns modelos que eram feitos e pensados para este público, como as pastas, mochilas e malas pequenas, sendo outros modelos considerados fora dos limites para eles.

Publicidade

Atualmente, os estilistas de marcas voltadas para o público masculino vêm incentivando o uso de modelos de pastas, que são consideradas por como modelos femininos, mas para homens garantindo pequenas modificações para se adaptarem aos consumidores, como os modelos de ombro, que agora possuem alças mais largas e grossas e que tenham um design mais “masculino”.

Grandes marcas que são conhecidas pelos seus acessórios, estão a apostar em tamanhos maiores dos seus modelos clássicos para atraírem o novo público, como por exemplo, a Hermès como a Birkin 40 e Kelly 50, a Chanel com modelos oversized das tradicionais pastas flap, a Dior com a Dior Book Tote e a clássica Saddle Bag, entre outras.

As pastas para todos

Mostrando que está comprometida a quebrar o paradigma de que pastas são peças exclusivas femininas, a Dior reintroduziu a versão masculina da Saddle Bag, modificando sua alça para que ficasse com uma alça transpassada para um dar um toque mais masculino, afim de fazer com que o modelo clássico dos anos 2000 voltasse a ser o acessório must have do momento e se tornasse um grande sucesso entre o público alvo.

Cada vez mais, as grandes marcas vêm incluindo pastas nas suas colecções masculinas, para mostrar que o acessório tem a mesma funcionalidade para as mulheres, carregar pertences. Um grande e importante factor para que este acessório comece a popularizar-se ainda mais entre os homens, é vê-lo aparecer em colecções masculinas, mostrar que ele é apenas uma extensão do look e começarão usar diferentes modelos.

De fato existem pastas “sem género” no mercado, mas que são meramente designers adaptados de mochilas, pastas de ginásio ou pequenas malas de mão com diferentes opções de couro, cores e texturas que não se encaixam na estética do homem elegante moderno. Sendo a razão de diversos homens usarem actualmente versões de modelos de pastas femininos de grandes marcas de luxo.

Como havíamos falado acima, modelos como a Birkin 40 e a Kelly 50 estão sendo grandes populares entre o público masculino. Considerados tamanhos para serem usados em viagens, os fashionistas estão a usar estes modelos oversized não apenas para viajar, mas também para ocasiões do dia a dia, combinando a conveniência do tamanho com o estilo.

As pastas para todos

Já na Chanel, apesar de seu modelo mais conhecido e de sucesso ser a Double Flap, é a Chanel Boy que vem tendo grande sucesso entre o público masculino! Assim como os modelos da coleção de pastas oversized em parceria com o cantor Pharell em 2019. Mesmo tendo sido apenas uma coleção cápsula, muitos jornalistas e especialistas do mundo da moda perguntam se esta foi uma tentativa discreta da maison francesa de lançar uma coleção masculina.

As pastas para todos


Com isso, podemos ver que a pastas podem sim ser um acessório neutro, os modelos considerados clássicos femininos podem ser adaptados para serem usados por ambos homens e mulheres e suas necessidades.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

As pastas para todos
Publicidade
ZAP BOX HD PROMOÇÃO - Banner
Publicidade