Publicidade

A ORIGEM DOS TECIDOS

Publicidade

Os tecidos estão por toda a parte, mesmo que não perceba, no WC, na sala, seja na toalha, seja no sofá, lá está o tecido. Muitas pessoas não se interessam pelas funções que os tecidos realizam nas nossas vidas. E isso vai muito além da prática, como a de proteger os nossos corpos do frio, do sol e da chuva.

Existiram épocas em que os panos representavam o papel social e religioso. Apenas de olhar o material do qual as roupas eram feitas, que era determinado o poder aquisitivo de alguém e a classe a qual ele pertencia, até hoje notamos essa diferença.

Publicidade
A ORIGEM DOS TECIDOS

Os homens das cavernas começaram a proteger seus corpos com a pele de animais há milhares de anos e por se deteriorar rapidamente, fabricados por eles, não resistiram à passagem do tempo. Portanto, é difícil precisar quando a produção têxtil começou de fato. Porém, as agulhas eram feitas de ossos para perfurar o couro do animal utilizado.

Ao longo da História, os arqueólogos encontraram no Oriente Médio placas de argila que mostram o processo de fabricação de tecido. Mas o processo do tear surgiu mesmo no final da Idade da pedra, onde os fios eram esticados verticalmente na estrutura do tear, usando uma lançadeira para trançar os fios horizontais com os verticais.

Foi só durante a Revolução Industrial que os tecidos deixaram de ser fabricados artesanalmente e passaram a ser produzidos em massa por meio de máquinas.

A ORIGEM DOS TECIDOS

Então a partir dessas máquinas, surgiram novos processos e tecnologias. Até então ainda existem inúmeras descobertas, tudo por um mundo melhor e mais sustentável.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

A ORIGEM DOS TECIDOS
Publicidade
Publicidade