Publicidade

ENTREVISTA: Hernani Santiño (FRAMMENTI)

Falamos com Hernani Santiño, Fashion Designer e Co-Founder da FRAMMENTI, uma marca de roupa e acessórios fundada em 2017 mas que passou por anos e anos de planeamento; pensamento estratégico, racional criativo; e desenvolvimento de peças únicas para que o seu lançamento chegasse com força e estrutura.

Fique a conhecer o artista Angolano que deseja receber o respeito dos seus conterrâneos no que diz respeito ao desenvolvimento da arte nacional pelo mundo.

Publicidade
ENTREVISTA: Hernani Santiño (FRAMMENTI)

1) Quem é o Hernani Santiño?
Sou um Angolano que não esquece nem desiste do seu país mas que vive pelo mundo. A marca Hernani Santiño, enquanto artista, nasceu há cerca de 7 anos. Já criei duas marcas mas foi na FRAMMENTI que encontrei um caminho criativo que me inspira todos os dias. Com a experiência que adquiri na Holanda, onde trabalhei em vendas – na Karmaloog – foi possível começar a olhar para a criação de uma marca do ponto de vista do processo criativo. A FRAMMENTI é uma marca para onde consigo transportar a arte mística que me caracteriza, ao mesmo tempo que tem a diferenciação que acredito necessária para vingar. Tal como eu, que precisei de experiências diferentes em diferentes partes do mundo para ser o Hernani que sou hoje.

2) FRAMMENTI é ser diferente, pelo que entendemos. E ser criativo. É uma marca que espelha uma cultura artística. Mas o que significa exactamente FRAMMENTI?
FRAMMENTI são fragmentos de cada pessoa que trabalha para a marca e com a marca. Fazendo uma analogia simples, na vida temos que fazer sacrifícios para chegar aonde queremos. No meu caso, foram anos de sacrifícios sozinho, pelo mundo, mas que me deram oportunidade de conhecer, viver e trazer para mim diferentes “fragmentos” culturais. No fundo, foi um conjunto de fragmentos de pessoas, emoções, cheiros e vivências de diferentes culturas que ajudaram a construir o artista em que me tornei. Foi exactamente isso também que fez nascer a FRAMMENTI.
FRAMMENTI não é mais do que saber ser diferente e fazer diferente. É um processo de transformação a partir da matéria essencial e minimalista e construir um estilo de vida.

3) Qual é a ambição da FRAMMENTI no que diz respeito ao consumo por parte dos seus fãs?
Através da simplicidade, conseguir focar o fã da marca na importância de ter mais estilo, com menos roupa. FRAMMENTI é forma de estar, é estilo de vida, é cultura que veio para sentir o mundo e as pessoas que dele fazem parte. Com foco na sustentabilidade, valorização da matéria-prima e enculturação, a FRAMMENTI defende que é aí que está a sua proposta de valor e o seu propósito de marca.

No que diz respeito ao negócio, agora queremos sedimentar a presença em Portugal e em Angola. Queremos ser conhecidos e reconhecidos através da nossa arte, pela originalidade, desde a ideia da peça até à sua execução. Mais tarde, a nossa ambição é chegar a Tóquio, no Japão. Mais do que sonhar, temos que ter visão, foco e trabalho – muito trabalho – para lá chegar.

4) Onde é que as pessoas podem encontrar a FRAMMENTI?
No site www.frammenti.com estão todas as peças disponíveis, a nossa estratégia é usar o e-commerce ao redor do mundo. Estamos a trabalhar no desenvolvimento de Showrooms em Portugal e Angola para que as pessoas possam também chegar pessoalmente ao feeling da marca.

5) Que mensagem deixa o Angolano artista e empreendedor para quem lê a Chocolate?
Devemos sempre fazer o que está no nosso coração e ter foco. Eu hoje sou um fashion designer Angolano cuja cultura artística construí com os fragmentos que coleccionei pelo mundo fora. É possível erguer a nossa bandeira sem passar por cima de ninguém. Para tudo na vida, seja no amor, na amizade, nos negócios ou nos sonhos: “A tua visão é o teu destino”.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

ENTREVISTA: Hernani Santiño (FRAMMENTI)
Publicidade
Publicidade