Publicidade

Criador de moda Orlando Zua

Publicidade

Orlando Zua: não se pode falar de moda da nova geração sem se mencionar este artista, por onde passa deixa sempre a sua marca, tanto a nível profissional – que o fez levar o prémio de melhor fashion Designer Revelação dos Angola Fashion Awards de 2016 – como a nível pessoal, por ser talentoso e muito educado.

Criador de moda Orlando Zua

Aos 29 anos – em 2012 – o estilista sagitariano Angolano natural de Luanda começou a sua carreira profissional quando foi convidado por um amigo a participar de um desfile privado na província das acácias rubras, Benguela, onde apresentou uma colecção de 20 coordenados, dos quais 15 peças femininas e outras 5 masculinas.

Publicidade

Em 2015 fez a sua primeira apresentação a solo no renomado Moda Luanda, um dos maiores eventos de moda do país, já fez diversas paragens por esta Angola, em províncias como Benguela, Huíla, Uíge, Bié e Huambo, para promover o seu trabalho.

Antes de entrar num dos canais televisivos do país para trabalhar como Stylist nos dias de hoje, fez em 2016 a sua última apresentação nas passerelles, também no Moda Luanda, cujo tema foi Go Green, desfilando 15 belos modelos.

A sua maior dificuldade sempre foi a falta de recursos financeiros e isso é um problema que nos dias de hoje ainda enfrenta: a falta de apoios, pois segundo ele, “no nosso país as coisas só funciona. quando tu és ou tens pessoas A e B que permitem e dão o suporte financeiro de que precisas para te organizar-se”.

Criador de moda Orlando Zua

A elegância da ex-primeira dama da República – Sra. Ana Paula dos Santos – faz com que seja uma das figuras a quem gostava de vestir, “uma verdadeira dama”, assim considera o estilista.

A sensação de ver as suas peças no corpo de uma modelo ou em desfile dá-lhe uma sensação difícil de explicar, Orlando acha que é uma mistura de medo e de dever cumprido e orgulho por ter feito algo incrível mas ao mesmo tempo o receio de que a mensagem que tem a transmitir nas peças não seja passada da maneira que idealizou.

Muitas são as pessoas que não sabem, mas O nosso estilista da semana é responsável pelos looks da carismática apresentadora Patrícia Pacheco e explica que personalizar as peças da apresentadora tem tudo a ver com a criatividade na qual ele se revê, “as personalizações das t-shirts da Patrícia têm muito a ver comigo porque finalizações e detalhes – principalmente quando têm um toque de brilho e glamour – têm muito de mim porque é uma coisa que eu amo fazer e brincar com as t-shirts é uma coisa que me deixa muito feliz”

Criador de moda Orlando Zua

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Criador de moda Orlando Zua
Publicidade
Publicidade