Publicidade

Como pintar as paredes: confira passo a passo

Publicidade

Pintar as paredes é uma actividade que requer técnica para que o resultado final seja de facto um sucesso! Pintar as paredes é uma óptima forma de dar cara nova aos cómodos da casa. Há muitas opções de cores e tipos de tinta no mercado: difícil mesmo é escolher a mais bonita!

Como pintar as paredes: confira passo a passo

Numa das suas edições do mês passado, a Chocolate Lifestyle ajudou a seleccionar uma das cores do momento para a sua casa. Agora, voltamos a falar de tintas, só que em relação a como pintar as suas paredes.

Publicidade

Antes de pintar as suas paredes, verifique se estão sujas, se há tinta a descascar, se há mofo, se está a esfarelar ou até mesmo se tem buracos. Esses devem ser os primeiros problemas a ser solucionados antes da pintura.

Mas atenção! Mesmo as paredes em bom estado exigem sempre cuidados. Para iniciar a preparação, a área a ser pintada precisa ser lavada e adequadamente secada.

Como pintar as paredes: confira passo a passo

Depois, deve ser cuidadosamente lixada. A utilização de uma vassoura e de um pano úmido para retirar o pó que a lixa solta é recomendável para garantir que não haja excesso de pó sobre a superfície. Cumprir todas essas etapas é essencial para que a tinta não descasque no dia seguinte.

Observar a superfície é um dos primeiros passos.

Dar novas cores às paredes pode ser a opção para quem quer fazer mudanças na casa sem gastar muito. Se quer fazer isso, mas não sabe como, confira a seguir as dicas de como pintar parede:

Materiais e equipamentos de protecção necessários:

  • Lona plástica: serve para forrar o chão e os móveis.
  • Fita crepe: será usada para proteger itens como interruptores e rodapés.
  • Lixa: serve para deixar a parede mais lisa e nivelada, antes de ser pintada. Saiba que quanto menor o número da lixa, mais áspera ela é. Para lixar paredes, pode usar a número 150.
  • Bandeja de tinta: a bandeja de pintura serve para molhar o rolo ou o pincel na tinta. Para quem quer economizar tinta, ela é uma boa compra pois faz com que o produto se espalhe de maneira mais uniforme no pincel ou no rolo.
  • Rolo: o rolo de pelo longo é mais indicado para paredes mais irregulares, pois absorve maior quantidade de tinta e preenche toda as superfícies. Escolha o de pelo curto para paredes lisas. 0s de lã são indicados para tinta acrílica e também tinta látex.
  • Pincéis: use-os para pintar os cantos e superfícies menores. Os de cerdas brancas são bons para superfícies lisas e os com cerdas tipo gris são adequados para o uso com tinta látex, acrílica e PVA.
  • Cabo extensor ou escada: necessários para pintar superfícies mais altas e que não alcança. O extensor é encaixado no rolo e é uma opção mais segura e prática do que a escada.
  • Tinta: escolha a mais adequada para a parede que será pintada. Tanto a tinta látex quanto a tinta acrílica são recomendadas para paredes e tectos, sendo que a látex é mais indicada para ambientes internos.
  • Luvas, máscara e óculos de protecção: para evitar acidentes procure usar luvas, máscara e óculos de protecção, pois o cheiro forte pode incomodar e a tinta pode respingar nas mãos e nos olhos.

Como pintar parede: o passo a passo

1) Vista os equipamentos de protecção.

2) Forre o chão e cubra os móveis com lona plástica. Também é importante retirar os espelhos dos interruptores e das tomadas. Cole fita crepe nos rodapés e nos cantos do tecto.

3) A parede tem de ser preparada: se tiver buracos, cubra com massa corrida ou argamassa. Depois, será necessário usar um fundo preparador de paredes. Após isso, a parede poderá ser lixada.

4) Prepare a tinta: ela precisa de ser diluída em água ou solvente, e a instruções para isso encontram-se na lata. Depois disso, coloque a tinta na bandeja.

5) Comece pelos cantos: com o pincel, pinte os cantos do tecto, parede e rodapé.

6) Com o rolo, comece pelo tecto. Depois, na parede, comece pela parte de cima. Pinte a primeira demão de baixo para cima, com movimentos leves e na vertical.

7) Faça isso em toda a parede e deixe secar por 5 horas.

8) Avalie se a segunda demão é necessária. Se sim, repita o processo.

E já está!

Como pintar as paredes: confira passo a passo

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Como pintar as paredes: confira passo a passo
Publicidade
Publicidade