Publicidade

Camisa formal e casual: sabe distingui-las?

Publicidade

Com tantos tipos de camisa, nem sempre é fácil saber qual a mais adequada para cada situação.

Já se perguntou qual camisa é ideal para cada momento? O que faz uma camisa ter uma proposta mais formal ou mais informal? Essa é uma reflexão importante para que possa vestir a peça mais adequada para onde for.

Publicidade
Camisa formal e casual: sabe distingui-las?

Como sabemos, as camisas são das peças mais usadas pelos homens, quer para o trabalho quer para o dia-a-dia. Lisas, estampadas, de cores básicas ou mais irreverentes, existem peças para todos os gostos e também para todas as ocasiões, mas será que sabe mesmo distingui-las?

Camisa formal e casual: sabe distingui-las?

A pensar nisso, a Chocolate Lifestyle dar-lhe-á as dicas certas para conseguir fazê-lo.

Cor

À semelhança do armário feminino, a cor que prima pela elegância e formalidade é o branco, por isso, uma camisa branca é sem dúvida um must have. No caso da camisa preta, esta torna-se uma peça mais casual e que deve ser usada somente no dia-a-dia e não no trabalho ou num evento mais formal.

Material

As camisas formais são, na sua generalidade, feitas de algodão, mas também já é possível encontrá-las noutro tipo de materiais, como é o caso do poliéster ou até mesmo da seda. Mas é importante que não ligue apenas ao material e tenha em conta todas as outras características referidas, pois é muito fácil encontrar camisas casuais em algodão.

Acabamento

Existem vários acabamentos quando se fala em camisas e muitas vezes são eles que diferenciam uma camisa formal da casual. No caso da primeira, esta apresenta um acabamento em espécie de aba, o que facilita na altura de a colocar por dentro das calças, impedindo que saia do lugar. No que diz respeito às camisas casuais, o acabamento é mais recto, sendo propício para ser usado por cima das calças. Para ficar perfeita, em termos de comprimento, este deve terminar a meio do fecho das calças e tapar metade do bolso traseiro.

Padrões

As camisas formais tendem a ser mais discretas no que diz respeito a padrões, o que significa que estes acabam por tornar as camisas mais casuais e ideais para o dia-a-dia. Por isso, se procura uma peça mais adequada para o trabalho ou para um evento, opte por peças lisas ou com padrões muito subtis.

Contudo, precisamos ressaltar que é muito difícil – quando não impossível – adaptar uma camisa casual a uma ocasião formal. Isso deixará o seu look deslocado dentro do contexto em questão, ainda que as outras peças que esteja a usar sejam formais.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Camisa formal e casual: sabe distingui-las?
Publicidade
Publicidade