Publicidade

Nadir Tati: a diva da moda contemporânea

Publicidade

Em Angola todos a conhecem e dispensa até apresentação. Nadir Tati desenha moda africana para África e para o mundo inteiro. Angolana, cosmopolita, fala várias línguas e já viveu um pouco por todo o mundo.

Nadir Tati começou a sua história no mundo da moda dando os primeiros passos como modelo – enquanto residente na Africa- do Sul – e depois como estilista.

Publicidade
Nadir Tati: a diva da moda contemporânea

Desde pequena que gostava de desenhar e assinar o seu nome em tudo quanto era papel em casa. Tudo começou muito cedo por influência da sua mãe, que era secretária principal numa empresa de petróleos e também era costureira, cozinheira, barbeiro… De facto uma mulher de vários ofícios, tendo a estilista herdado isso dela.

Nadir é a principal referência quando se fala de moda contemporânea em Angola. Formada em Criminologia, Consultora de Imagem, Desenho de Moda, já trabalhou vários anos como manequim, uma profissão que lhe despertou efectivamente a paixão pelas artes e pelo fascinante mundo da moda, em especial, a moda africana.

Nadir Tati: a diva da moda contemporânea

Tati encontra inspiração na sua própria vida e na história de vida dos Angolanos. As suas colecções são elegantes, modernas e glamourosas, sem contudo esquecer a identidade angolana.

Durante uma conversa curta e descontraída que manteve com a Chocolate Lifestyle sobre os grandes desafios da arte neste momento da pandemia, a designer contou como tem aproveitado esta nova fase enquanto artista. “Bem, este período pandémico levou-nos a uma tremenda reflexão de todos esses anos de trabalho que temos feito dentro daquilo que têm sido as artes. Estamos a passar por um momento conturbado a todos níveis e claramente que a moda não ficou de fora, também foi afectada, porque os objectivos traçados muito antes sofreram algumas alterações em função do novo viver”, comentou a também responsável por alguns dos vestidos usados pela ex- Primeira Dama de Angola, Dra. Ana Paula Dos Santos, em eventos oficiais.

Nadir Tati: a diva da moda contemporânea

E quanto à missão de dar a conhecer Angola e a África ao mundo, Nadir disse: “Considero-me mais uma artista completa do que propriamente uma criadora de moda. Moda é algo que tenho feito há alguns anos com muita dedicação, e atenção acima de tudo. Tudo tenho feito para que a nossa cultura, a nossa história, hábitos e costumes sejam divulgados e vistos de uma outra perspetiva, que é global, tenho alguma preocupação de internacionalizar a moda angolana e africana, com objectivo de dar a conhecer a nossa história ao mundo”, esclareceu Nadir Tati, orgulhosa.

Nadir ganhou o prémio de Melhor Criadora de Angola durante quatro anos quase seguidos: 2010, 2011,2012 e 2014. Foi nomeada a Diva da Moda de Angola em 2011 e 2012. Diva do Momento em 2012, ano em que arrecadou dois troféus no mesmo evento.

Nadir Tati: a diva da moda contemporânea

Em 2013, o prestigiado Prémio Sirius – atribuído às personalidades com destaque em Angola – foi atribuído a Nadir Tati pela sua excelência no ramo empresarial e por ter elevado o nome de Angola nas passerelles do Mundo, sendo já considerada pelos jornais estrangeiros como uma das pessoas mais importantes na história da moda africana pelo seu talento, determinação e persistência.

Nadir Tati: a diva da moda contemporânea

É ainda a primeira estilista angolana e africana a vestir uma actriz de cinema para os Óscares em Hollywood, com Rachel Mwanza, da República do Congo, nomeada para o melhor filme estrangeiro 2013.

Sobre a produção local, no decorrer da conversa, Nadir revelou que a pandemia veio dar uma outra dinâmica aos criadores, particularmente a si. “Por conta pandemia, os fazedores de moda tiveram que se reinventar, devido às restrições, eu e a minha equipa estamos a trabalhar internamente, as pessoas vão comprando claramente uma ou outra coisa. Neste momento, o meu trabalho tem dedicado uma boa parte à produção de máscaras para o combate da pandemia”.

Nadir Tati: a diva da moda contemporânea

”A perspectiva é puder continuar a trabalhar para dar respostas ao nosso mercado interno. Algo que não parou, as pessoas vestem-se todos dias, e então, sempre com algum ânimo, damos o nosso melhor para juntos podermos ultrapassar esta crise, por outra, este também é um bom momento para nós compreendermos e valorizarmos a produção nacional, porque nem toda a gente consegue viajar, logo temos que produzir internamente”, disse.

Como defensora acérrima das tradições e costumes africanos, Nadir Tati luta diariamente com o objectivo de elevar a moda angolana ao mesmo nível dos outros países como Estados Unidos da América, Alemanha, Coreia, México, Bélgica , Macau , Espanha, Portugal, África do Sul, Moçambique, Quénia , Togo, Tanzânia e outros países que aplaudiram as criações de Nadir Tati.

Nadir Tati: a diva da moda contemporânea

A criadora que vê nas horas livres o ténis e natação como a sua terapia, para além de outras, em 2017 ganhou o Prémio da Lusofonia atribuído a personalidades de destaque nos países de expressão portuguesa.

Nadir Tati: a diva da moda contemporânea

Com certeza, Nadir Tati é um modelo para as mulheres africanas, devido à sua paixão pela moda e à forma como trabalha para realizar os seus sonhos.

Como sabemos, para Nadir Tati, a moda é um trabalho sobre a história e os valores de um povo. Defensora da arte africana e dos direitos Humanos Nadir Tati também trabalha com crianças desfavorecidas.

Nadir Tati: a diva da moda contemporânea

Atualmente, Nadir Tati é membro efetivo do conselho consultivo da Ashinaga ( Japão) com a responsabilidade de escolha dos futuros líderes crianças órfãs do continente Africano com a responsabilidade de estudarem no Japão , Brasil e Estados Unidos. Até a data já foram enviadas 4 estudantes Angolanos para o Brasil.

Nadir Tati: a diva da moda contemporânea

Os trabalhos da estilista angolana são produzidos com base a bordados, transparências, rendas e tecidos africanos. E para a estilista angolana, a roupa é sinónimo de identidade pessoal e autoconfiança.

Nadir Tati: a diva da moda contemporânea

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Nadir Tati: a diva da moda contemporânea
Publicidade
Publicidade