Publicidade

Auto-cuidados de beleza: medite e tenha boas horas de sono

Publicidade

Medite

Auto-cuidados  de beleza: medite e tenha boas horas de sono

Nunca estivemos tão ansiosos e stressados, seja pela correria do dia a dia, seja pelos rumos da pandemia do novo coronavírus. De acordo com dados da Organização Mundial da Sáude, cerca de 9,3% da população sofre de ansiedade. Para Satyanatha – mestre em meditação pelo sagrado mosteiro de Kauai e autor da app Vivo Meditação – a ansiedade acontece quando a nossa mente viaja para o futuro e não consegue mais voltar e a meditação é um dos melhores modos de trazê-la de volta, é um óptimo caminho para retornar ao presente.

Publicidade

Afinal, ao contrário do que muita gente pensa, meditar não é sobre esquecer os problemas ou parar de pensar, mas sim sobre trazer a nossa atenção para o presente e clarear os pensamentos.

Incluir esta prática no dia a dia pode levar quanto tempo desejar e faz um bem tremendo! Para quem nunca fez meditação ou quem praticou mas não se habituou, ela recomendou encarar a prática sem preconceitos e dissociada de uma visão definitiva. “Não precisamos de sentar como o Buda e atingir a paz interior”, brinca ela. “A primeira lição é estar presente. Por exemplo, pode acontecer durante sua próxima refeição. Pare, sinta o cheiro da comida, observe a textura, as cores, as sensações, sabores”.

Crie uma rotina de skincare

Auto-cuidados  de beleza: medite e tenha boas horas de sono

Skincare é um passo essencial para ver e sentir o melhor da sua pele e criar uma rotina de cuidados é um importante caminho para atingir esse objectivo. Mas lembre-se: sem cobranças, faça no seu tempo! Pode começar, por exemplo, separando alguns minutinhos para cuidar da sua pele com produtos básicos como cleanser, hidratante e protector solar.

Para ficar ainda mais especial, carregue no play na sua música favorita e dedique mais atenção e intenção na hora de aplicar o hidratante, fazendo uma massagem facial, que faz o produto penetrar facilmente e ajuda a relaxar!

Toque-se

Auto-cuidados  de beleza: medite e tenha boas horas de sono

Além de estar em contacto com o outro, criar uma conexão consigo mesmo é extremamente benéfico para o corpo e para a mente, principalmente pela liberação da ocitocina, que ajuda o organismo a reduzir os níveis de stress.

Aproveite o momento pós-banho para fazer uma automassagem no rosto e/ou no corpo (se não souber massajar, experimente, pelo menos, colocar mais intenção na hora de hidratar a pele com hidratante ou óleo). Marcos Yshida Ferrari, massoterapeuta do Kurma Spa, ensina movimentos para aliviar a área dos ombros, que costuma acumular bastante tensão. “Na região dos ombros e trapézio, realize movimentos circulares com a ponta dos dedos e então comece a fazer pressão nos pontos mais duros, deslizando para trás, como que fazendo ondinhas até à região do pescoço.

Faça isso de 5 a 8 vezes.” Para facilitar melhor o deslize das mãos, coloque um óleo corporal ou creme hidratante.

Durma bem

Auto-cuidados  de beleza: medite e tenha boas horas de sono

Muitas vezes as pessoas esquecem-se de que um dos momentos mais importantes do dia é a hora do sono. Dormir bem reflete-se muito na saúde e consequentemente na imunidade. E estar relaxado pode ajudar a alcançar o tão importante sono revigorante. Se você já tentou de tudo, até seguir a velha técnica de contar carneirinhos e, apesar do cansaço físico e mental, não consegue dormir, saiba que o segredo pode estar nos seus hábitos ao longo do dia, e principalmente, antes de dormir.

Pratique exercícios e alimente-se bem

Auto-cuidados  de beleza: medite e tenha boas horas de sono

Não, não estamos a falar de dietas ou de ficar horas no ginásio. Aqui a ideia é cuidar do seu corpo com cuidado e responsabilidade por amor a ele. Para além do tamanho do prato, uma alimentação equilibrada e saudável é essencial para manter a saúde e fortalecer o sistema imunitário.

Já a actividade física é o maior antioxidante que existe, porque o consumo de energia do corpo em movimento obriga o nosso organismo a produzir antioxidantes de maneira enorme, que nos protege da acção dos radicais livres. “Qualquer actividade física é importante e quanto maior o número de músculos que você mexer, melhor.

O ideal é ter algum tipo de orientação. Hoje já existem inúmeras lives nas redes sociais que podem ser acompanhadas”, completa. A dica é: faça qualquer actividade que dê prazer!

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Auto-cuidados de beleza: medite e tenha boas horas de sono
Publicidade
Publicidade