Publicidade

Entre a moda e a arte, “Woman in Gold”, de Gustav Klimt

Publicidade

A obra de arte foi roubada durante a Segunda Guerra Mundial. Pintado em 1907, a tela do pintor austríaco Gustav Klimt faz parte do acervo permanente da Neue Galerie, que adquiriu o quadro em 2006 por, depois de uma longa batalha judicial entre o governo da Áustria e a herdeira do quadro, Maria Altmann.

Entre a moda e a arte, “Woman in Gold”, de Gustav Klimt

Na época da aquisição, o presidente e co-fundador do museu, Ronald S. Lauder, declarou: “Com esta pintura deslumbrante, Klimt criou uma de suas maiores obras de arte”.

Publicidade

Desde então, filas imensas se formam na porta da galeria, localizada na Quinta Avenida, para ver a exposição Gustav Klimt and Adele Bloch-Bauer: The Woman in Gold, que reúne, além do famoso quadro, pinturas, desenhos, fotografias raras do pintor, artes decorativas e material de arquivo, como os esboços feitos durante os quatro anos em que  Klimt trabalhou na obra-prima.

Gustav Klimt (1862-1918) é um dos mais importantes artistas austríaco e tem a sua historia intimamente relacionada a moda e a fotografia. As mulheres são a marca registrada das suas obras e para retratá-las com fidelidade era essencial saber o que estavam a usar. As moças de Klimt vestiam roupas soltas e coloridas, bem de acordo com a moda recém-revolucionada pelo estilista francês Paul Poiret. Alem disso, Klimt se relaciona com o movimento Art Nouveau, cuja influencia foi definitiva para a moda.

Klimt talvez seja o primeiro fotógrafo de moda do mundo, ou pelo menos o primeiro a fotografar roupas ao ar livre e não em atelier. A revista Deutsche Kunst und Dekoration publicou dez fotografias dele, em janeiro de 1907. Há indícios de que também foi estilista na boutique da modelo e amiga, Emilie Floge.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Entre a moda e a arte, “Woman in Gold”, de Gustav Klimt
Publicidade
Publicidade