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3 nutrientes principais para o crescimento saudável do cabelo

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Cabelos saudáveis ​​​​começam no couro cabeludo, pois cuidar dos preciosos folículos capilares pode ajudar a juba a prosperar. Aliás, na verdade começa antes disso: com os nutrientes que alimentam o seu corpo.

3 nutrientes principais para o crescimento saudável do cabelo

Claramente ter uma dieta robusta com uma infinidade de bons alimentos é importante por muitas razões, muitas das quais são muito mais importantes do que a saúde do cabelo em si.

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Portanto, se deseja incentivar o crescimento saudável do cabelo, aqui estão alguns dos principais nutrientes a serem priorizados na sua dieta.

Proteína

O seu cabelo é feito da proteína queratina. A queratina, como todas as proteínas, é composta por uma  mistura única de aminoácidos – principalmente cisteína, prolina e glicina. Para obter o preenchimento de proteínas e aminoácidos, deve  consumir coisas como aves, carne magra e peixe  (caso consuma produtos de origem animal), bem como grão de bico, lentilha, aveia e feijão (para vegetarianos e veganos).

Também pode suplementar vários produtos de suporte de proteínas, como  suplementos de colagénio. Embora o cabelo não contenha colagénio (como a pele), os seus peptídeos podem fornecer mais aminoácidos à sua dieta.

Esses aminoácidos podem então ser transformados em queratina para formar um cabelo saudável no folículo. Além disso, pode apoiar a saúde do couro cabeludo e protegê-lo contra a irritação do folículo.

Vitaminas B

As vitaminas do complexo B, como a biotina e a niacina, podem ajudar no crescimento do cabelo, apoiar a produção de energia celular, cuidar dos radicais livres e estimular o crescimento saudável do cabelo. A biotina, em particular, parece ajudar na  produção de queratina. Num pequeno estudo, as mulheres relataram um crescimento do cabelo  quando suplementado com biotina (como parte de um suplemento multi-ingrediente) quando comparado com aquelas que receberam placebo. Além disso, as suas deficiências estão ligadas à perda e à quebra.

Pode aumentar a sua ingestão de biotina através de carne (especialmente carne de órgãos), peixe, ovos, sementes, nozes e certos vegetais (batata doce, brócolos e espinafre), bem como suplementação.

Vitamina D

Sim, até o suplemento solar está ligado a cabelos saudáveis. Acredita-se que a vitamina D seja uma das  vitaminas lipossolúveis necessárias para criar e apoiar folículos capilares funcionais.

Além disso, as pesquisas mostram que pessoas com baixos níveis de vitamina D podem sofrer queda de cabelo como resultado. Pesquisas adicionais são necessárias para determinar o papel da vitamina no crescimento, mas é bastante aparente que não ter o suficiente pode ter um impacto na saúde geral do cabelo normal.

Alguns alimentos contêm naturalmente vitamina D, como cogumelos, cavala, salmão vermelho, óleo de fígado de bacalhau, sardinha e ovos – mas consumi-los em quantidades suficientes para atender às suas necessidades nutricionais é um desafio. Assim,  os suplementos de vitamina D  tendem a ser uma ferramenta fundamental para a maioria.

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