Publicidade

A tradição já não é o que era: as noivas estão a trocar os vestidos brancos pelos fatos

Estão a surgir cada vez mais estilos que fogem às normas dos casamentos convencionais. O objetivo é tornar a celebração única.

Publicidade
A tradição já não é o que era: as noivas estão a trocar os vestidos brancos pelos fatos

As regras foram feitas para serem quebradas. É uma frase feita, é certo, mas é um daqueles clichés para os quais é difícil encontrar alternativas com a mesma eficácia. Nos últimos anos, a forma como nos apresentamos ao mundo tem sido controlada, sobretudo, pela nossa própria vontade. E em cerimónias tão tradicionais como um casamento, a celebração que continua a fazer parte da fantasia de muitas mulheres, o cenário não é diferente. Acompanhando este ar do tempo também são cada vez mais as noivas que apostam em visuais inovadores.

Os casamentos na praia, onde os sapatos passaram a ser opcionais, tornaram-se populares. Seguiram-se os vestidos pretos e as noivas que sobem ao altar vestidas de amarelo. Desta vez, o dia mais feliz da vida de muitas mulheres está a destacar-se pelo abandono parcial da tradição. A cor branca continua ser a escolhida, mas o vestido tem sido trocado pelo fato completo.

Publicidade

Apesar de parecer uma escolha inusitada, a verdade é que o uso do traje não é algo novo. Na década de 70, uma época marcada pelos movimentos de contracultura, o fato branco da marca Saint Laurent que Bianca Jagger usou no seu casamento, com a estrela rock Mick Jacker, foi um desses casos que misturaram sofisticação com alguma provocação às normas da época.

Em Saint-Tropez, no sul da França, a socialite nicaraguense conjugou o icónico “Le Smoking”, o primeiro fato feminino da história da moda, com uma saia de marfim. O conjunto, que ainda contava com um chapéu de aba larga com véu, era diferente de tudo o que as noivas usavam até então e inspirou mulheres como Emily Ratajkowski, que se casou em 2018 com um fato da Zara.

Não é difícil perceber as vantagens desta mudança. Ao fugir das restrições dos corpetes, das saias volumosas e de todos os adornos dos vestidos, apostando em propostas de alfaiataria exímias, a noiva acaba por se sentir menos nervosa antes de subir ao altar. O conforto físico vai traduzir-se numa postura mais confortável e, por consequência, uma maior leveza.

Além disso, depois da cerimónia, seguem-se o jantar e os momentos de dança, nos quais a protagonista da noite quer estar envolvida ao máximo. Nestes momentos, não há nada mais importante do que um coordenado que permita movimentos fluídos e que aproveitar ao máximo um dia que, à partida, se quer único.

Usar duas peças continua a ser sempre uma afirmação de poder e atitude e dá um toque moderno ao look. Porém, se não quiser abandonar totalmente a tradição pode complementar o conjunto com um véu tradicional, sobretudo se for longo e liso.

Para deixar o smoking mais feminino, caso tenha esse receio, pode estilizar o conjunto sem uma blusa por baixo. O decote visível não só vai alongar a silhueta como realçar a aparência mais singela. E, claro, não podem faltar acessórios.

Em 2022, a famosa marca norte-americana de roupa de casamento David’s Bridal introduziu versões em preto dos seus vestidos de noiva. Foi a primeira vez desde a sua criação, em 1950. Desta vez, de forma a manter-se a par das tendências atuais no segmento a que se dedica, a mesma etiqueta tem uma categoria no site com conjuntos de fato para quem quer abandonar as silhuetas volumosas.

No caso português, a oferta dedicada a este nicho é ainda muito escassa e os principais espaços que oferem propostas de casamento mantêm-se fiéis à tradição nas coleções que lançam. No entanto, tem sempre a opção de pedir um fato feito à medida num atelier dedicado ao dia especial.

No entanto, o cenário está a mudar. Quando a Parfois lançou uma coleção desenhada a pensar nas noivas, além dos vestidos compridos, a linha incluía blazers e calças que já davam resposta a esta necessidade crescente. Por isso, nos próximos tempos, das silhuetas elegantes às mais arquitetónicas, o mercado vai continuar a apostar neste estilo.

Para ver a forma como várias noivas usaram o fato branco, assim como algumas opções que pode comprar e usar, clique no link abaixo:

https://www.nit.pt/compras/moda/a-tradicao-ja-nao-e-o-que-era-as-noivas-estao-a-trocar-os-vestidos-brancos-pelos-fatos

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

A tradição já não é o que era: as noivas estão a trocar os vestidos brancos pelos fatos
Publicidade
Publicidade

Últimas de Moda & Beleza

Publicidade