A moda é um vai e vem, dito isto, muitos termos e modelos de roupas parecido podem induzir ao erro, especificamente quando o assunto é moda feminina. O corset não fica de fora dessa confusão da nomenclatura da moda. Acabamos de uma vez por todas quaisquer dúvidas a respeito do corset, corselete, corpete e espartilho, confira.
Corset
O termo francês que em português diz-se espartilho. É um clássico da moda feminina, surgiu com o objectivo de modelar a estrutura das mulheres na época (do século XVI). Com o intuito de deixar a cintura mais fina, corrigir a postura e definir a silhueta, o corset é um colete justo ao corpo, fecha com amarrações na parte traseira, onde as fitas são puxadas com muita força para erguer os ombros, a sua finalidade assemelha-se a de uma cinta modeladora.
Corselete
Surgiu mais tarde, é uma lingerie feita com renda e borjo, com material menos rígido e mais sensual, tem alça para regular o tamanho, tal como o sutiã. É utilizado no interior da roupa, o corselete não foi criado com a finalidade de reduzir medidas como o corset, por isso o seu fechamento pode ser em ilhoseas e até mesmo zíper.
Corpete
chega a ser uma criação baseada um pouco nos dois modelos acima citados. O corpete é possível a opção mais democrática entre os quatro, não se trata de uma peça de lingerie, nem para reduzir tamanho, pelo contrário, ele é aquela versão que faz adaptação por baixo e/ou por cima da roupa. Usa-se para combinação com outras peças de roupa.
O corpete não é tão rígido quanto o corset, é feito de materiais mais leves e menos densos. Uma outra grande diferença que podemos notar entre o corpete e o corset é que o corpete não tem amarrações complexas que são características do corset. No lugar delas, existem botões, fechos metálicos e zíper.
Espartilho
é a tradução para o português da palavra corset. Por ser um termo mais recente, é correcto dizer que o espartilho é o produto da actualização da modelagem clássica dos corsets, passou menos camadas de tecido, por isso é mais confortável.
Corsele, corpete e espartilho, são a extensão do corset, ou seja, são peças inspiraras ao corset. Embora serem termos semelhantes, porém, são diferentes desde a sua confecção, como o uso de tecidos e estruturas diferentes, até nas suas finalidades. Alguns dos modelos são mais utilizados na moda íntima, enquanto outros podem compor o look do dia-a-dia.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.