
No final do século XIX, naturalistas e exploradores como William John Burchell, Thomas Ayres e Gustav Adolf Fischer definiram o propósito do safari com as suas lendárias expedições,que visavam estudar a vida selvagem africana. Junto a estes grandes cientistas, também surgiram os caçadores e durante a era colonial a palavra “safari” começou a ser empregue para nomear excursões destinadas à caça de animais.
“Safari”, em swahili (língua oficial do Quénia, Tanzânia e Uganda) significa “jornada” e este idioma tem origem árabe, no qual a palavra vem de “sáfara” (“viajar”). De acordo com o dicionário Infopédia, o safari é uma expedição realizada na selva africana para caçar animais selvagens e para observar e fotografar animais selvagens no seu habitat natural.
Os investigadores e caçadores, ao destinarem-se ao continente africano onde se encontram os animais selvagens mais famosos do mundo, levavam consigo materiais apropriados para a jornada e vestiam uma roupa de caça, apropriada para o safari, que era: um fato de calças e camisa de cores neutras. A camisa era de mangas compridas, ou curtas, de 2-4 bolsos visíveis e na mesma direcção, com o fechamento simples de botões. As calças eram ligeiramente largas, para facilitar os movimentos do corpo.
Olhando para este modelo que era especificamente para roupa de safari, os estilistas recriaram-no, tirando-o do contexto selvagem, para o contexto de glamour e foi daí que os fatos, ou simplistamente a camisas safari surgiram.
Na sua maioria são costurados com tecido sarja – um tipo de tecido têxtil normalmente composto por algodão e com uma percentagem de elasticidade caracterizada pelas estrias no sentido diagonal, ideal para fazer vestidos, blazers e calças.
Hodierno, o fato safari está na lista da peça de roupa mais cobiçada pelos homens angolanos, é raro não encontrar uma peça safari nos seus guarda-roupas. Vários modelos e acabamentos têm dado espaço àquilo que é a criatividade e inovação da moda masculina.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.