
Actualmente, as esteticistas encontraram uma forma mais chic para falar sobre cuidados da pele: “skincare”, a versão inglesa da expressão. Nas redes sociais, práticas diferentes de skincare tornaram-se tendência e ganharam notoriedade. Skin minimalism, skinflooding, skincycling, skinfasting e skinstreaming: entre tantos nomes, é natural confundir-se e acima de tudo, surgir a dúvida sobre qual a rotina mais indicada para si.
A melhor rotina de skincare é individual e deve ser passada pelo seu dermatologista. O profissional conhece o seu organismo e por isso pode fazer orientações personalizadas de tratamentos e produtos. É essencial manter uma rotina de limpeza diária, hidratação adequada e protecção solar para a saúde da pele a longo prazo.
Eis as diferenças entre os procedimentos estéticos de skincare:
Skinminimalism (minimalismo da pele)
Como o próprio nome diz, trata-se de incorporar o minimalismo na rotina de cuidados com a pele. Consiste em usar o mínimo de produtos, assim como procedimentos estéticos menos invasivos e com resultados naturais.
Skinstreaming (transmissão de pele)
É uma vertente do skinminimalism. A intenção é consolidar vários passos da rotina com eficiência máxima num produto, sintetizando de forma efectiva. A adopção de produtos multifuncionais proporciona praticidade e economia nos cuidados com a pele.
Skinfasting (jejum de pele)
Ter um intervalo sem o uso de produtos de skincare. Isso permite que a pele se recupere e restabeleça o seu equilíbrio, ajudando a reduzir a sobrecarga de produtos.
Skincycling (ciclismo de pele)
“O objectivo é potencializar os resultados e evitar irritações e inflamações”, diz Larissa Oliveira. A técnica é muito usada em pacientes com pele sensível, com rosácea e em quem tem pele inflamada e com acne.
Skin flooding (inundação da pele)
Consiste na combinação de hidratantes para “inundar a pele”, como o nome diz. Assim, repõe-se a água perdida no Inverno e no frio, proporcionando viço, e evita a perda de água pelas camadas superficiais da pele. A desvantagem é que quadros de pele oleosa podem agravar-se.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.