
Durante a semana de moda africana – Lagos Fashion Week 2023, ocorrida na Nigéria, nos dias 25 a 29 de Outubro, a UNESCO reconheceu oficialmente que a industria da moda em África está a crescer rapidamente para satisfazer a procura local e internacional, mas falta investimento.
A procura de marcas de moda africanas também é estimulada pelo crescimento do comércio electrónico, lê-se no relatório. O estilista nigeriano, Ejiro Amos-Tafiri, um dos parceiros do evento, disse que, em todo o continente, a moda continua a crescer em várias frentes, incluindo no cinema e nos filmes, bem como acessórios e artesanato, todos com uma longa história de prestígio e símbolo da cultura africana.
Actualmente, as receitas da indústria da moda estão avaliadas em 15,5 mil milhões de dólares em exportações anuais, segundo o relatório citado pela Africanews. Segundo o órgão das Nações Unidas, tais receitas poderão triplicar ao longo de uma década com o investimento e as infra-estruturas adequadas.
A Lagos Fashion Week (LagosFW) é uma plataforma de moda que impulsiona a indústria da moda nigeriana e em última análise, a africana, reunindo compradores, consumidores e a mídia, para ver as colecções actuais dos designers num evento de quatro dias na capital da moda, Lagos, na Nigéria. Dentro da Lagos Fashion Week, há o Fashion Focus Africa, uma iniciativa criada para descobrir novos talentos, que têm acesso a ferramentas para crescer, com troca de conhecimento com profissionais renomados, networking e acesso ao mercado. Além disso, há o Green Access, que incentiva novos designers a criar marcas sustentáveis, com responsabilidade social e económica.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.