Publicidade

Terrazzo: o mix perfeito entre decoração clássica e moderna

Quem frequentou muito a casa dos avós, ou dos tios mais velhos, deve lembrar de ver na decoração um tipo de pedra muito curioso: como um grande azulejo, ele parece ter pedaços de outros azulejos coloridos no meio, formando quase um mosaico na parede da área de serviço, ou no chão do quintal. O terrazzo, tão famoso na década de 70, aparece mais uma vez com muitas cores e padrões.

Terrazzo: o mix perfeito entre decoração clássica e moderna

Voltar os olhos para o que fez sucesso no passado e dar um toque de contemporaneidade tornou-se uma tendência na decoração.  É por isso que o terrazzo, revestimento que surgiu entre os anos 1970 e 1980 em Veneza, tornou-se um hit nos projectos actuais.

Em Veneza, em meados do século XV, começaram a ser usados os azulejosterrazzo, como um método para aproveitar as sobras da construção dos pavimentos de mármore.

Uma curiosidade é que a palavra terrazzo vem da palavra italiana terrazza – por sua vez, derivada do Latim “terracĕus” (“terra”), já que inicialmente esses solos eram usados ​​para pavimentar os terraços que cercavam as casas dos trabalhadores da construção.

Nessa época, faziam-se pisos de mármore e as sobras de seixos juntavam-se com barro e utilizavam-se como piso. Posteriormente, o barro foi substituído pelo cimento, obtendo-se um piso resistente e barato que foi amplamente utilizado nos anos 70.

Actualmente, o terrazzo provém de pedreiras de pedra natural onde os blocos quebrados que não podem ser aproveitados são triturados e unidos com cimento. Hoje são adicionadas resinas epóxi e outros materiais para dar maior resistência e flexibilidade. Obtém-se um material com alta resistência ao impacto e maior flexibilidade.

Antigamente, os tons eram mais neutros (bege, marrom, cinza), actualmente podem ver-se designs com cores mais marcantes, criando contrastes originais e alegres. Há uma grande variedade de cores que trazem dinamismo à decoração.

Decorar a casa de banho com terrazzo é uma tendência crescente na decoração de interiores. Este material voltou com uma versão mais colorida. Além de decorar pisos, também reveste paredes, bancadas, criando combinações muito interessantes que dão vida e personalidade ao espaço.

Aliás, as opções de móveis com esse estilo são óptimas se quiser adoptar a tendência. Com certeza é uma forma vintage de decorar a casa e deixar os ambientes com mais personalidade, sem precisar de pendurar quadros nas paredes  ou renovar pinturas de tempos em tempos.  Usando uma mistura de quartzo, mármore, granito (ou betão, ou resina), esse revestimento ganha uma estética muito particular, que pode ser usada também nas paredes da cozinha  ou para móveis, como mesas de centro e armários decorativos.

Terrazzo: o mix perfeito entre decoração clássica e moderna
Terrazzo: o mix perfeito entre decoração clássica e moderna
Terrazzo: o mix perfeito entre decoração clássica e moderna

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Terrazzo: o mix perfeito entre decoração clássica e moderna
Publicidade

Últimas de Moda & Beleza