Publicidade

8 erros que deve evitar na decoração interior de cor cinzenta

A decoração de interior de cor cinzenta tem dominado nos últimos anos, mas há erros comuns que muitos cometem ao usar esta cor. Não caia numa área cinzenta com este tom da moda, em vez disso, siga os conselhos de designers de interiores sobre o que considerar ao decorar com cinza, ditados pelo site Woman & Home.

8 erros que deve evitar na decoração interior de cor cinzenta

Como um neutro atemporal com tantas profundidades de tons diferentes, decorar a casa com cinza às vezes pode parecer um pouco opressor, levando a erros de estilo que impedem que essa tendência de design de interiores seja tão impactante quanto poderia ser.  “O cinzento é uma das cores mais versáteis, mas, ao decorar interiores, muitas vezes vejo pessoas a cometer erros ao incorporá-lo”, explica Anne Haimes, directora de Design e Fundadora da Anne Haimes Interiors.  

“Para ajudar a tornar os seus quartos cinza mais acolhedores, escolher o tom correto, escolher uma paleta de cores e introduzir textura é fundamental”. Aqui estão as armadilhas que precisa de evitar:

1. Escolher o tom de cinzento certo

Vamos logo ao início do processo: não cometa o erro de escolher a tonalidade totalmente errada. Seja para a pintura, ou para o mobiliário, é fundamental acertar na tonalidade logo no início.

“Muitas vezes as pessoas não percebem que existem tons diferentes em qualquer cor de cinza, algumas escolhem uma cor de tinta cinzenta com um tom lilás e não percebem!”, avisa Giverny Simm, gerente de design da Hatch Interiors. Acrescentou: “resulta num espaço completamente diferente de como a pessoa imaginou. Acima de tudo, certifique-se de levar em consideração a luz ao escolher um tom cinzeto, pois não fazer isso pode resultar em um espaço que parece monótono e escuro!”

2. Uso padrão da cor cinzenta

Claro, um cinza moderno é uma óptima escolha para uma cor de pintura de sala de estar, ou de quarto, mas a cor da parede não é o único elemento para consolidar um esquema de decoração cinza de sucesso. 

“O erro mais comum que vemos ao introduzir o cinzento num espaço é usar tinta cinzenta como padrão”, explica Devin Shaffer, designer-chefe de interiores da  Decorilla . “O cinza funciona perfeitamente como uma cor de destaque e combina com uma variedade de cores, permitindo trazer interesse visual quando aplicado a elementos de decoração como mantas, almofadas, cores de armários, etc.”

3. Usar a mesma tonalidade para tudo 

Mesmo que tenha optado por uma decoração em tons cinzeto, é importante usar todo o espectro de tons diferentes para garantir que o ambiente não pareça desprovido de interesse e profundidade. Procure tons contrastantes de cinza claro e escuro para diferentes elementos de design.

“Usar o mesmo tom da cor cinzenta cansa os olhos”, alerta Zara O’Hare, especialista em design de interiores da Land Of Rugs. “Em vez disso, aproveite ao máximo todos os tons de cinza disponíveis. Por exemplo, pode usar um tapete cinza claro para realçar os móveis cinza escuro. Isso permitirá que as suas peças se destaquem em vez de se misturarem.

“Uma sala grande que recebe bastante luz dar-lhe-á mais opções e pode acomodar tons de cinza mais escuros e frios”, explica Anna. “Por outro lado, uma sala pequena e mal iluminada precisará contar com tons mais claros com um toque de amarelo para parecer mais quente.”

4. Não escolher um tom de cinza dominante

Embora misturar tons de cinza possa ser glorioso, outro erro comum é misturar profundidades e tons de cinza errados. “O cinza é o novo neutro. Observe qualquer modelo de casa, ou qualquer programa de reforma de casa, o cinza tornou-se o tom com o qual quase todo o designer começa”, explica o designer-chefe  David Horvath.

“Nunca se deve misturar igualmente um cinza urze com um cinza aço e um cinza carvão no mesmo ambiente. Pode parecer óbvio, mas o maior erro que as pessoas cometem ao decorar as suas casas com cinza é simplesmente usar muito cinza. Quando muitos tons diferentes de cinza são usados ​​num único cómodo, é provável que pareça muito frio e unidimensional, o que não torna o espaço emocionante e dramático.”

5. Deixar os ambientes frios com tons frios

Procure adicionar calor a qualquer esquema de cores cinzenta, especialmente em ambientes que não possuem luz natural quente para tornar a sua casa aconchegante . “Há muito tempo se foram as salas planas cinza sobre cinza que antes dominavam o Instagram”, diz Anne. “Hoje, os quartos cinzentos devem incluir outros tons e cores para uma estética mais equilibrada e sofisticada.”

Anne acrescenta: “Felizmente para as pessoas que amam cores, o cinza fornece a base perfeita para quase todas as paletas de cores – embora seja melhor evitar tons pastel ou cores primárias ao decorar com cinza, ou terá um contraste muito nítido. Em vez disso, opte para tons terrosos que o complementam.

“Se adora um espaço claro e ousado, experimente cores de inspiração mediterrânea, como azul-petróleo quente, terracota e mostarda, que podem ficar deslumbrantes quando combinadas com cinzas mais claros.”

6. Não colocar textura em camadas para adicionar profundidade

A textura em si é uma grande tendência de design de interiores que surgiu nos últimos anos, à medida que nos esforçamos para adicionar interesse a esquemas neutros sem sobrecarregar os espaços com cores e padrões. 

“Para criar profundidade e interesse, use uma variedade de tons de cinza numa mistura de texturas”, sugere Lou Petersen, director de criação. “Combinar um sofá de veludo cinza escuro com almofadas espalhadas em cinza mais claro, isso quebrará imediatamente a cor e impedirá que ela pareça bidimensional”, disse. 

Adicionar suavidade visível também pode ajudar a tornar o seu ambiente mais convidativo. Os sofás com acabamento em linho cinza estão em alta este ano, com a textura descontraída, ajudando a criar uma sensação mais suave. Além disso, os melhores cobertores e almofadas numa mistura de texturas podem ajudar a tornar um espaço mais atraente visualmente, ao mesmo tempo que adicionam suavidade a um sofá ou cama cinza.

7. Evitar cores de destaque ousadas

 “O cinza está na moda há muito tempo e é a cor mais mal utilizada que vemos”, diz Elaine Penhaul, directora da Lemon & Lime Interiors . “Se gosta de cinza para as paredes, ou carpintaria, escolha uma cor de destaque marcante para o ambiente que contraste, para realmente elevar o cinza ao reino da decoração emocionante.”

Elaine continua, sugerindo: “Uma cadeira rosa fúcsia numa sala com painéis de parede dramáticos em cinza carvão é incrível. Um esquema mais suave, mas não menos lindo, poderia ser cinza muito claro com um sofá azul-petróleo. Não tenha medo de ousar com os seus contrastes.”

“Adicionar almofadas vibrantes é uma maneira simples e barata de injectar um toque de cor ousado num sofá cinza neutro”, sugere David Harris, Diretor de Design da Andrew Martin . “Comece com as cores de linho de base suave para o seu sofá e, em seguida, tente misturar as almofadas rosa mais quentes para dar um toque especial. Mas, se for mais reservado na sua abordagem, opte pelos azuis e neutros do pó macio.”

8. Usar apenas metais correspondentes

Evite muitos toques metálicos prateados, ou cromados, para evitar que o cinza pareça muito frio e rígido. Em vez disso, procure toques metálicos alternativos com qualidades quentes, como latão e ouro rosa.

O metal quente também evita que o visual fique muito exagerado. “O glam pode facilmente parecer de mau gosto se você não tomar cuidado, principalmente quando combinado com prata e cinza”, avisa Anne. “Portanto, a menos que ame uma casa chamativa com muitos brilhos, evite combinar um quarto cinza com qualquer coisa muito brilhante.” 

Antes de sugerir alternativas para adicionar calor: “Em vez disso, introduza texturas naturais foscas, como madeira, vime e lã, para ajudar a tornar o seu espaço instantaneamente mais acolhedor.”

8 erros que deve evitar na decoração interior de cor cinzenta
8 erros que deve evitar na decoração interior de cor cinzenta
8 erros que deve evitar na decoração interior de cor cinzenta
8 erros que deve evitar na decoração interior de cor cinzenta
8 erros que deve evitar na decoração interior de cor cinzenta

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

8 erros que deve evitar na decoração interior de cor cinzenta
Publicidade

Últimas de Moda & Beleza