
Quem está presente nas medias sociais sabe o quão importante é ter o ambiente de trabalho nas plataformas digitais organizado, pois harmoniza e expressa melhor a marca. O espaço “instagramável” é aquele optimizado para divulgar conteúdos no Instagram, uma rede social dinamicamente utilizada por quem comunica através de fotografias e vídeos.
O Instagram é conhecido e escolhido pelos empreendedores e empresários como uma ferramenta rica de marketing no mundo digital. Assim, faz todo sentido investir numa apresentação cativante, que desperte o interesse do seu público-alvo e que ainda conquiste mais destaque e visibilidade na internet, pois além de um bom produto, o que vendem mesmo no Instagram é também a excelente qualidade de imagem do mesmo.
O espaço instagramável pode ser fechado, ou aberto ao público. Fechado: quando o espaço é frequentado apenas por uma única pessoa e por esta razão é criado num canto dentro de casa para vendas ou interações com os seguidores on-line. Aberto: quando os produtos são comercializados na loja física da marca, por exemplo, um restaurante – o objectivo, nesse caso, é fazer com que os consumidores fotografem o local de maneira espontânea, mencionando e recomendando os seus produtos e serviços na rede social.
Isso é o que é chamado de “divulgação orgânica” e tem potencial para promover excelentes resultados para o negócio, além de estreitar o relacionamento com o público e facilitar o desenvolvimento de estratégias e campanhas de marketing. O principal benefício de contar com um ambiente instagramável são as publicações autênticas e gratuitas, feitas nos perfis de vários clientes diferentes. Isso ajuda a empresa a alcançar um público alargado, sem precisar de investir em anúncios pagos.
A criatividade é o ponto de partida para criar espaços instagramáveis, mas algumas dicas podem trazer insights para os seus projectos. Confira:
Dê destaque às cores
A paleta de cores deve ser muito bem desenvolvida para despertar a atenção dos visitantes. As cores inspiram sensações e são componentes indispensáveis à ambientação do espaço instagramável. No entanto, é importante que esteja associada ao perfil da marca.
Utilize móveis com originalidade
A originalidade é uma característica que demonstra, ao mesmo tempo, criatividade e singularidade. Portanto, escolher móveis de acordo com esse factor é o que agregará ainda mais valor ao seu espaço e contribuirá para tornar tudo agradável e confortável.
No Instagram, quanto mais originais forem as fotos e os cenários, mais interacções elas provocarão.
Invista na iluminação
Tratando-se de fotos, é preciso dar a devida atenção à luz. Um ambiente muito escuro pode atrapalhar as fotos, mas, no lugar certo, uma iluminação mais baixa pode valorizar o espaço — também ajuda a manter tudo mais agradável e a melhorar a experiência de quem visita. Portanto, use esse aspecto ao seu favor e utilize o paisagismo para valorizar ainda mais a iluminação interna e externa, criando ambientes incríveis. Só uma boa luz pode gerar o contraste ideal, sem estourar a foto com o uso do flash, por exemplo, e assim, explorar todos os sentidos do cliente e despertar o interesse.
Trabalhe com painéis criativos
Painéis com diferentes desenhos, luzes e cores são excelentes recursos para os ambientes instagramáveis. Eles são bastante atrativos e servem para compor um cenário fotográfico para os visitantes, aposte numa linguagem mais jovial e digital, como o estímulo ao uso de hashtags.
Promova a interacção
Além de lindo, o ambiente instagramável pode ser interactivo, ao trazer para o cenário elementos para serem utilizados pelos clientes na hora de fazer fotos ou vídeos, como um baloiço, um móvel específico, ou um conjunto de objectos significativos.
Priorize o conforto e a segurança
A experiência num ambiente instagramável deve ser prazerosa, portanto, não descuide de questões relacionadas com o conforto e com a segurança. Vale a pena considerar que o espaço pode ser frequentado por um público amplo, incluindo criança. Assim sendo, certifique-se de que nenhum elemento do espaço representa risco.
Lembre-se da acessibilidade
A acessibilidade é um ponto importante para o espaço e esse aspecto deve ser observado no momento de criar um ambiente instagramável. Certifique-se de que o espaço seja acessível e funcional para pessoas com deficiência, ou mobilidade reduzida.
A usabilidade do ambiente instagramável deve ser testada considerando o perfil do público que frequenta o local, para garantir que o cenário interactivo funciona de forma segura e confortável.
Diante disso, adoptar o ambiente instagramável no seu negócio pode proporcionar os seguintes benefícios:
Lembre-se sempre de que a decoração do ambiente deve ser o próprio convite para que o público adiraa os seus serviços nas redes sociais. Tudo à nossa volta comunica!
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.