Publicidade

Abacate, a SUPER-FRUTA

Abacate, a fruta prodigiosa pelos imensos benefícios que tem
para a saúde como um todo, tem um paladar delicioso e requintado, podendo ser usado de mil e uma formas, por isso lhe chamo a fruta de eleição.

O abacate é uma fruta originária do México e da América do Sul, usada desde o tempo dos Astecas e dos Maias, para substituir a carne, era chamada de árvore – testículo.

Publicidade
Abacate, a SUPER-FRUTA

As suas propriedades nutritivas e calóricas continuam sendo indestrutíveis, mesmo agora, com todos os estudos e conhecimentos científicos, é aconselhada pelas suas qualidades saudáveis, dietéticas e sem colesterol, embora com menos proteínas e não produz resíduos.

O abacate ajuda em vários aspectos como:

Perca de peso

O abacate ajuda na perda de gordura corporal, pois o organismo é mantido em equilíbrio com a fonte de ómegas 6, 9 e 7 que o abacate contém, é rico em fibras, fazendo o intestino funcionar regularmente, reduz os gazes e é útil contra o ácido úrico. A outra vantagem é a sensação de saciedade que o seu consumo produz, mantendo a vontade de comer livre por quatro horas ou mais. Quimicamente, a sua gordura é idêntica ao azeite e substitui com muitas vantagens a manteiga e a margarina.

O abacate contém sais minerais, proteínas, muito ferro e vitamina B6, A, C e E, assim como cálcio e magnésio, potássio, mangânes, cobre, lipídios, zinco, sendo antianémico, digestivo e regulador do nível de colesterol no sangue. Pode e deve constar da ementa diária, ao natural ou como uma entrada, com limão, cebola picada, sal e azeite, também com molho de soja, alface e tomate bem picado, em saladas, batidos com leite de soja, mel, canela e açafrão, ou como sobremesa só adoçado com mel, raspa de limão e canela ou com leite condensado, enfim, uma dezena de formas de servir este maravilhoso alimento.

Doenças

É aconselhado e usado para várias doenças como a anemia, o ferro deste vegetal é muito bem assimilado, também para a gastrite e para a úlcera gastroduodenal, pois contém uma grande quantidade de vitamina A.
Usado com êxito para a hipertensão, dor de estômago, bronquite, diarreia e diabetes. Muito aconselhado para o crescimento, formação dos dentes, fortifica a visão, os músculos, os ossos e o cérebro e dá à pele uma melhor estrutura, assim como aos cabelos, ajudando na sua hidratação.
O seu uso diário previne doenças cardíacas, câncer e a aterosclerose, fortalece o sistema imunológico por ser rico em vitaminas e antioxidantes. Ajuda no rendimento do treino por ser rico em energia.

Anti-flamatório

O abacate age como um anti-inflamatório natural e o responsável é a vit E, é um anti-envelhecimento e como reduz a glicose no sangue, diminui o estresse, pois contém beta sitosterol.

Num estudo relativamente recente, foi comprovado que o abacate contém a maior quantidade de carnitina, um ácido aminado que intervém no metabolismo do músculo cardíaco, sendo actualmente utilizado, com bons resultados, no tratamento das cardiopatias infantis e na anorexia.

Abacate, a SUPER-FRUTA

Tudo no abacateiro se aproveita para diversos fins, o fruto com os seus infindáveis benefícios, mas também as folhas frescas ou secas (à sombra) que são ricas em substâncias, usadas em chá (mergulhar 5 folhas em um litro de água a ferver, apaga-se o fogo de imediato e se utiliza depois de 20 minutos), para a digestão, regular a tensão alta, pedras nos rins, limpar o sangue, HIV (pois fortalece o sistema imunológico), para o ácido úrico, intestinos e para a obesidade.

Os caroços são ralados e usados em saladas, com imensos benefícios, mas também cozidos e esmagados são aplicados em abcessos, furúnculos e panarícios. A água do cozimento é utilizada para a diarreia e parasitas intestinais.

Dores musuclares

Para os músculos doloridos, reumatismo e entorses, pisar dois caroços, misturar em um litro de álcool, deixar repousar durante oito dias e usar regularmente, também misturado com mel pode ser usado para o mesmo efeito.
Outro uso dos caroços cozidos aos pedaços (por 5 minutos), que dão muito resultado, é usar os vapores da água fervente, fazendo banhos de assento, para as dores menstruais, inflamações vaginais e do útero.
A casca pode ser utilizada como um laxante, basta ferver um litro de água e juntar dez gramas de casca (mais ou menos). Depois de 20 minutos tomar metade em jejum e a outra metade ao deitar, durante cinco dias. Só voltar a usar, se necessário, seis meses mais tarde.

Nos três primeiros meses de gravidez o abacate deve ser evitado, esse é um período com mais sensibilidade hepática. A pessoas com problemas no fígado, pedras nos rins ou alergia à gordura, não se recomenda o abacate, assim como às pessoas obesas e doentes crónicos de coração.
O consumo diário do abacate produz calor e energia pois é um saboroso, multifacetado, aliciante, poderoso e super alimento, é mais uma dessas maravilhas da natureza que está perto e ao alcance de todas as pessoas.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Abacate, a SUPER-FRUTA
Publicidade
Publicidade