Publicidade

Tudo que precisas saber sobre Jiu-Jitsu brasileiro

Jiu-Jitsu brasileiro ou Gracie Jiu-Jitsu é uma arte marcial, desenvolvida pela família Gracie, no início do século XX, que se tornou a forma mais conhecida e praticada de “Jiu-Jitsu” no mundo, principalmente depois das primeiras edições dos torneios de artes marciais mistas (MMA), o UFC, na década de 1990. 

Apesar do nome da modalidade ser “jiu-jitsu”, na verdade, a modalidade não é aplicada como o “Jiu-Jitsu tradicional japonês”, foi desenvolvida como especialização e dando ênfase, as técnicas de controle e luta no chão “Ne Waza”. 

Publicidade
Tudo que precisas saber sobre Jiu-Jitsu brasileiro

Em 1917, Mitsuyo Maeda, também conhecido como conde Koma, foi enviado ao Brasil em missão diplomática com o objetivo de receber os imigrantes japoneses e fixá-los no país. Sensei(mestre ou professor) da Academia Kodokan de judo, Maeda ensinou Carlos Gracie em virtude da afinidade que tinha com o seu pai, Gastão Gracie.

Hélio Gracie nasceu a 1 de outubro de 1913 na cidade de Belém. Foi o responsável pela divulgação e expansão do Jiu-Jitsu no Brasil e idealizador do estilo de arte marcial conhecido mundialmente como Jiu-Jitsu brasileiro ou Gracie Jiu-Jitsu.

Devido à sua frágil saúde e estatura física, Hélio, o mais franzino dos Gracie, não podia treinar o Jiu-Jitsu tradicional japonês , ensinado pelos seus irmãos, especialmente pelo Carlos Gracie, começou a acompanhar as aulas dadas por Carlos, aprendendo assim todas as técnicas e conhecimentos do seu irmão e professor, mas para compensar seu biotipo, Hélio aprimorou a parte de solo tradicional, através do uso do dispositivo de alavanca, dando-lhe a força necessária que não possuía, criando assim o Jiu-Jitsu brasileiro.

Quais os benefícios de treinar Jiu-Jitsu brasileiro?

Defesa pessoal

O Jiu-Jitsu brasileiro é uma excelente arte marcial e um dos benefícios é o desenvolvimento da defesa pessoal.  Principalmente para mulheres, já que usa mais técnica do que a força. Dá-nos a possibilidade de imobilizar uma pessoa com um peso maior que o nosso.

Tudo que precisas saber sobre Jiu-Jitsu brasileiro

Diminui o stress e aumenta o bem-estar

Qualquer atividade física tem o poder de diminuir o stress. Esse também é um benefício do Jiu-Jitsu brasileiro. Isso porque o nosso cérebro liberta um hormônio chamado endorfina durante e após uma atividade física. Esse hormônio regula a emoção e a percepção da dor, relaxando e trazendo bem estar ao praticante.

Melhora o condicionamento físico 

O Jiu-Jitsu brasileiro apesar de não precisar de tanta força é uma ótima atividade ou arte marcial para melhorar o condicionamento físico, isso porque algumas posições necessitam do movimento de vários músculos, e manter essas posições ajuda a tonificar o corpo.

Melhora a capacidade cardiovascular e trabalha a respiração

Por aliar exercícios no chão junto a exercícios aeróbicos, o Jiu-Jitsu brasileiro proporciona uma grande melhoria na respiração e faz bem para o coração. Melhora essa que o praticante não vai querer ficar sem, depois de descobrir.

Melhora os reflexos

O Jiu-Jitsu brasileiro é uma arte-marcial que se baseia mais na técnica do que na força, por isso o praticante tem de estar sempre atendo ao mínimo movimento do seu adversário.

Tudo que precisas saber sobre Jiu-Jitsu brasileiro

Desenvolvimento de caráter

Além da parte de luta, o Jiu-Jitsu brasileiro também ensina atitudes de um lutador. A capacidade de se superar, de pensar sobre pressão, de respeitar o próximo e ter persistência para conquistar a vitória. Esses são valores passados pelo Jiu-Jitsu brasileiro, baseado no Bushido (código de conduta dos samurais).

Perda de peso

Um dos principais benefícios do Jiu-Jitsu brasileiro é a perda de peso. Numa aula de 90 minutos o praticante pode perder entre 500 a 1000 calorias.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Tudo que precisas saber sobre Jiu-Jitsu brasileiro
Publicidade
Publicidade