Publicidade

Será que preciso fazer cardio? Leia os benefícios deste tipo de exercício

Treino de cardio é todo aquele que usa o oxigénio no processo de geração de energia dos músculos. Este tipo de exercício trabalha uma grande quantidade de grupos musculares de forma rítmica, pode ser defino como todo exercício físico que aumenta a frequência cardíaca.

Embora às vezes seja difícil realizar a dosagem recomendada de 150 minutos de cardio por semana, apenas 30 minutos de exercícios aeróbicos moderadamente intensos a cada dia podem melhorar o seu bem-estar geral e melhorar a sua condição física.

Publicidade
Será que preciso fazer cardio? Leia os benefícios deste tipo de exercício

Treino aeróbico, o que é e seus benefícios?

Exercício aeróbico é aquele que utiliza oxigénio na geração de energia nos músculos. Neste sentido, as células musculares precisam consumir mais oxigénio (inalado na respiração) para produzir energia.

Há uma molécula chamada trifosfato de adenosina (ATP). Ela é responsável por armazenar energia. Depois de usar parte do ATP presente nas células, o corpo passa a utilizar a glicose.

No entanto, a glicose é de extrema importância para o funcionamento do cérebro. Por isso, para evitar danos ao bem-estar do principal órgão humano, os músculos passam a utilizar a gordura acumulada para gerar energia. Não apenas nos músculos, mas em todo o corpo.

Assim, acontece a perda de peso com exercícios aeróbicos.

Há vários tipos de exercícios aeróbicos. E é o ritmo das atividades o fator principal para os efeitos sobre o corpo. No entanto, podemos citar como principais exemplos: andar, correr, dançar, pedalar, entre outros.

Será que preciso fazer cardio? Leia os benefícios deste tipo de exercício

Benefícios para a saúde?

Ao praticar exercícios aeróbicos, há vários benefícios para a saúde. Além da perda de peso, o metabolismo é impulsionado.

Assim, mesmo em repouso, as calorias de uma pessoa interessada em emagrecer podem ser queimadas mais rapidamente. Isto se comparada a alguém que não pratica nenhuma das atividades.

Os exercícios aumentam a capacidade do corpo de eliminar gordura, aumentando enzimas específicas nos músculos para este fim.

Cardio em jejum e suas vantagens

O cardio efetuado em jejum é uma ótima ferramenta para quem deseja queimar o máximo de gordura e manter ao mesmo tempo o máximo de massa muscular possível. A razão para o cardio em jejum ser tão eficiente é que as reservas de gorduras estarão vulneráveis após passar o período do sono em jejum.

Para que este método funcione corretamente, e não queimemos massa muscular em vez de gordura, necessitamos realizar cardio de baixa intensidade, o que significa fazer no máximo uma caminhada a ritmo moderado. O maior erro das pessoas é, que com o tempo, tendem a aumentar a intensidade dos cardios em jejum para “queimar mais” gordura mas o único que conseguem é aumentar o risco de usar a própria massa muscular como fonte de energia e interromper a queima de gordura.

Outro erro bastante comum é ingerir batidos de proteína ou pequenos snacks antes de fazer o cardio em jejum, pois qualquer que seja o macronutriente ingerido, o efeito perfeito da perda de gordura será sabotado. Jejum significa jejum, total ausência de ingestão calórica após o período de sono de cerca de 8 horas.

Será que preciso fazer cardio? Leia os benefícios deste tipo de exercício

A realização do cardio em jejum é relativamente simples: logo de manhã, levante-se, hidrate-se com 0,5L de água, tome café e faça cerca de 45 minutos de caminhada em ritmo moderado com o estômago vazio. Iniciantes podem começar por apenas 20 minutos e ir aumentando semanalmente 5 minutos por sessão até atingir o tempo desejado, nunca devendo ultrapassar uma hora. No início, podemos fazer apenas 2 a 3 sessões por semana e gradualmente aumentar para 5 ou 6 deixando sempre um dia semanal para repouso completo de preferência.

Embora seja uma ferramenta útil como arma na “guerra” contra a gordura, o cardio em jejum não é a solução final e absoluta, uma boa dieta e um sólido programa de treino, constituem junto com o mesmo o eixo da queima de gordura e preservação de massa muscular que tanto pretendemos.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Será que preciso fazer cardio? Leia os benefícios deste tipo de exercício
Publicidade
Publicidade