Publicidade

Existem Super-ingredientes?

A dieta é uma importante aliada da prevenção a desordens no organismo. Alguns dos alimentos que consumimos têm a capacidade de ajudar no funcionamento do corpo, facilitando a circulação. “Então é fundamental, para evitar doenças e ter veias e artérias saudáveis, incluí-los na dieta.” – explica a cirurgiã vascular e angiologista Aline Lamaita, que é membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

Vamos ao que interessa:

Publicidade

O Alecrim é usado há séculos para aliviar dores musculares, melhorar a imunidade e a microcirculação, é rico em ácido rosmarínico, que desintoxica e reduz a inflamação. Passemos então a temperar (quase) tudo com alecrim e aumentar assim a circulação nos pequenos vasos em torno dos músculos e dos órgãos.

Fonte de energia, antioxidante, anti-inflamatório e desintoxicante, a Beterraba é um legume capaz de aumentar o fluxo sanguíneo nos músculos, melhorando a contracção muscular. “Uma das substâncias presentes na beterraba é o nitrato, que é metabolizado no organismo e transforma-se em óxido nítrico, que relaxa os vasos e aumenta o fluxo sanguíneo. Essa propriedade, segundo estudos, também melhora a circulação nas veias e previne varizes”, afirma a médica. Um único copo de sumo de beterraba reduz a pressão arterial em poucas horas, revela um estudo australiano.

Existem Super-ingredientes?

O terceiro ingrediente tem nome de Spice Girl, em português. O Gengibre combate dores musculares, pelo seu poder anti-inflamatório, e ajuda a combater a artrite reumatoide, assim como problemas de circulação. O condimento contém uma enzima que ajuda a dissolver a fibrina, que é a proteína que causa a coagulação sanguínea.

A Laranja é muito mais do que uma fonte de vitamina C, é também composta por flavonoides, polifenóis e antocianinas, que têm importante atuação antioxidante e ajudam a reduzir o colesterol. As fibras da fruta evitam o depósito de gordura nas artérias. Investigadoras do Instituto Francês de Pesquisa Agronómica afirmam que a hesperridina, um flavonoide da fruta, fortalece o revestimento interno dos vasos, o que ajuda na circulação. Outros dos componentes da laranja é o potássio, que gera um impacto positivo ao equilibrar o excesso de sódio na dieta. Um copo de laranja por dia é suficiente para sentir os benefícios.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Existem Super-ingredientes?
Publicidade
Publicidade