Publicidade

Café: O aliado perfeito da produtividade

Nos últimos tempos a descoberta de alimentos que apresentam características especiais e melhoram a sáude é grande.

São os famosos ingredientes funcionais ou superalimentos conhecidos como sendo aqueles que além das suas funções nutricionais básicas, produzem efeitos fisiológicos e metabólicos que melhoram a saúde e previnem doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes.

Publicidade
Café: O aliado perfeito da produtividade

O café é um destes alimentos funcionais. Sendo a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água devido ao aroma e sabor característico.

O café é uma bebida nutracêutica (nutricional e farmacêutica), estima-se que o grão de café torrado tem mais de 200 compostos químicos, alguns destes com actividades biológicas conhecidas.

Um dos compostos bioactivos do bago vermelho é o ácido caféico que é um precursor da adrenalina e noradrelina, hormonas responsáveis pela sensação de bem estar e boa disposição.

Assim, o consumo contínuo de café ao longo do dia está associado ao aumento da produtividade em tarefas simples, do humor, estado de alerta, da capacidade de concentração, do tempo de retenção visual, vigilância auditiva e consequente diminuição do cansaço e da sonilência.

Normalmente o consumo moderado é de 3 a 5 doses diárias de café (aproximadamente 150-300 mg de cafeína/dia).

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Café: O aliado perfeito da produtividade
Publicidade
Publicidade