Publicidade

O café previne a depressão e as suas consequências

A depressão afecta cerca de 20% da população mundial, sendo considerada um dos principais problemas da actualidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2020, as duas duas causas de mortalidade em todo mundo serão:

  • Doenças cardiovasculares
  • Depressão e suas consequências

Embora ainda não esteja bem esclarecido, a depressão pode preceder o enfarto do miocárdio o que é um factor de risco para as doenças do coração, independentemente de outros factores como, tabagismo, diabetes e hipertensão.

Publicidade

Geralmente, a depressão é caracterizada pela perda do sentido e interesse da vida e tem, como principais sintomas: a tristeza, a angústia, o medo, a ansiedade, o pessimismo, a perda do interesse em actividades que anteriormente causavam prazer, insónia e/ou sonolência excessiva, perda e/ou excesso de apetite, fadiga, desânimo, irritabilidade, dificuldade de concentração, dor de cabeça, distúrbios orgânicos diversos e muito sofrimento.

O café previne a depressão e as suas consequências

Em estágio menos elevado, a depressão pode apresentar, como consequência, o alcoolismo e o consumo de drogas, com os quais o indivíduo de certa forma procura a satisfação do prazer. E em estágios mais avançados de depressão, a auto-estima começa a diminuir, aumentando assim o risco de suicídio, pela perda total do amor próprio.

Vários estudos epidemilógicos descrevem uma associação inversa significativa entre o consumo de café e o risco de suicídio. Sabe-se que em doses moderadas o consumo de café interfere positivamente na melhoria no estado de alerta, no humor, na boa disposição, capacidade de concentração, no desenvolvimento em tarefas simples, vigilância auditiva, do tempo de retenção visual e diminuição da sonolência e do cansaço.

Portanto, a descoberta de alguns componentes do café, entre eles, o ácido cefeico que possui um efeito ansiolítico e antidepressivo quando consumidos em pessoas expostas ao estresse.

O café previne a depressão e as suas consequências

Apesar do conhecimento ainda incipiente, as evidências científicas apontam o café como um produto altamente saudável e promissor, capaz de ajudar a prevenir o homem contra a depressão e suas nefastas consequências (tabagismo, alcoolismo, uso de drogas e suicídio) males que ameaçam a sociedade de nosso tempo. O consumo do café esta intimamente associado a hábitos sociais de convívio que, por si só, aumentam o bem estar pessoal.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

O café previne a depressão e as suas consequências
Publicidade
Publicidade