Publicidade

Gengibre: uma maravilha da natureza

O gengibre é uma planta herbácea oriunda da Ilha de Java, da Índia e da China.

Existe na Europa desde tempos imemoriais, pois foi trazido pelas caravelas que faziam as cruzadas descobrindo outros continentes e trazendo tudo o que lhes parecia mais-valias para melhorar sabores e paladares.

Publicidade

É apreciado e usado em vários Países, tanto para enriquecer refeições e pratos especiais, dando-lhes um sabor picante e exótico, mas também para a saúde, como o Japão que usa o óleo de gengibre para massagens na coluna e articulações.

Gengibre: uma maravilha da natureza

A raiz do gengibre tem um sabor forte e picante, mas é uma maravilha para aquecer o baço e o estômago, para a perda de apetite, diarreias, vómitos, dores abdominais, gastrite e membros frios. Evita enjoos, náuseas, é um anti-inflamatório, um antioxidante e digere os alimentos gordurosos.

O gengibre, pelo seu sabor sui generis, picante e saboroso é usado na alimentação, na confecção de pratos salgados, especiais ou comuns, em sumos, batidos, doces, sobremesas, como tempero para assados ou grelhados e também cristalizado, muito consumido no Sudeste Asiático.

Também usado para queimar gorduras e emagrecer, aumenta a imunidade, regula a tensão alta, para a tosse (pisado e juntando mel), dor de garganta, constipação, má digestão, azia, enjoo, gastrite, circulação sanguínea, artrite e pressão alta.

É um anticoagulante, digestivo, analgésico, enfim uma maravilha da natureza que vale a pena usar todos os dias para os mais diversos fins. 

O Gengibre contém: – Calorias (energia), proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, ferro, sódio, fibras, vitamina C e B6, cálcio, magnésio e potássio.

Chá de gengibre:

Ferver um litro de água e juntar três rodelas de gengibre, deixar ferver cinco minutos, apagar e deixar descansar dez minutos, adoçar com um pouco de mel e tomar três vezes ao dia. Para constipações e dores de garganta.

Reumatismo:

Ralar um pedaço de gengibre e colocar  no local dolorido, tapar com gaze e deixar actuar durante meia hora.

Sumo de gengibre e ananás:

Bata no liquidificador o ananás e o gengibre, junte hortelã, sumo ou raspa de limão em um litro de água. Um sumo saboroso que acelera o metabolismo e elimina as toxinas.

Água de gengibre:

Em dois litros de água fresca, junte 5 rodelas de gengibre, rodelas de limão e vá alternando com rodelas de pepino, beringela, camomila ou gojis. Muito recomendado para a azia.

Também pode bater no liquidificador, variando os ingredientes, juntando mel, canela e açafrão. Pois melhora a tosse, a respiração e a falta de ar.

Gengibre: uma maravilha da natureza

Conserva de gengibre:

Cortar em fatias muito fininhas 400g de gengibre e juntar meio litro de água, deixar levantar fervura e apagar. Deixe esfriar e junte meia chávena de açúcar, de preferência açúcar mascavo, uma chávena de vinagre e três colheres de sal. Leve ao lume e deixe ferver cinco minutos em lume baixo. Quando estiver frio coloque num frasco com tampa e coloque no frigorífico. Depois de dois dias pode consumir. Dura até seis meses

Muitas acreditam que o gengibre é um afrodisíaco, o que importa é ACREDITAR.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Gengibre: uma maravilha da natureza
Publicidade
Publicidade