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Fino, grosso, marinho, flôr ou dos Himalaias…. qual o sal mais saudável?

Todo o sal é constituído por cloreto de sódio, no entanto, a quantidade de sódio, a presença de outros minerais, a textura, a aparência e o sabor, permitem identificar diferentes tipos de sal.

Todos sabemos que o sal é considerado um dos grandes inimigos da saúde, mas a realidade é que se trata de um mineral  fundamental para a transmissão de impulsos nervosos que permitem o bom funcionamento de todo o sistema neuromuscular, incluindo o cardiovascular.

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Existem vários tipos de sal à sua escolha – sal de mesa refinado, sal grosso, sal marinho, flôr de sal e o sal dos Himalaias. Qual é o mais saudável?

Fino, grosso, marinho, flôr ou dos Himalaias…. qual o sal mais saudável?

O sal do Himalaia é considerado um sal mais puro, livre de toxinas e poluentes, sendo um dos tipos de sal mais antigos de que há registo. É, por isso, o mais indicado para incluir numa alimentação equilibrada. O sal do Himalaia tem, na sua composição, ferro, sódio, cálcio, potássio, enxofre, fósforo, magnésio e iodo. Dada a sua riqueza, este tipo de sal é utilizado, tanto na culinária, como para fins terapêuticos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a ingestão diária de sal não deverá ultrapassar as cinco gramas, no caso de um adulto, quantidade esta que é equivalente a uma colher de chá. Uma redução drástica do consumo de sal não é recomendada, visto que promove o aumento da resistência à insulina e dos triglicerídeos. 

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Fino, grosso, marinho, flôr ou dos Himalaias…. qual o sal mais saudável?
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