Publicidade

Sabores do sushi

Alguns dos seus amigos já fizeram um poste de algum prato de sushi pelo menos uma vez certo? Até acha interessante, mas tem receio de provar por pensar na famosa frase “é peixe cru”. Já alguma vez experimentou, mas não gostou?

Nós queremos ajudar a perceber porquê que o sushi é um dos pratos mais saborosos do mundo! Selecionamos algumas dicas básicas para que a comida japonesa se torne aos poucos a sua culinária preferida, até ficar apaixonada.

Publicidade

O sashimi deve ser degustado primeiro, para manter o frescor do peixe. Depois o maki (rolinhos que contêm algas e peixe), também para manter o frescor destes dois ingredientes. Deixe para o final os pratos quentes.

Primeiro partilhamos os pratos básicos de sushi:

Sashimi – composto apenas por fatias de peixe cru.
Maki (ou rolinhos de sushi) – preparado com peixe cru, vegetais, arroz e algas.
Nigiri – fatias de peixe cru sobre uma porção oval de arroz.
Temaki – feito com os mesmos ingredientes do maki, apenas enrolado em forma de cone.

Sobre o molho de soja:

Não se deve preencher o recipiente de molho de soja completamente. Coloque pouca quantidade, e, se necessário, reabasteça a tigelinha.
Nunca mergulhe o sushi totalmente no molho, apenas o lado do peixe deve alcançar o líquido, só assim o aroma e sabor delicado do peixe cru serão mantidos.

É um erro tentar morder ou cortar um sushi. Ele é preparado para ser degustado numa única mordida, e espera-se que tenha tamanho suficiente para isso. Um bom sushi deve ter o tamanho ideal para caber na sua boca, sem a necessidade de desmontá-lo. Os temakis são uma exceção.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Sabores do sushi
Publicidade
Publicidade