Publicidade

Molho Pesto Caseiro

Para os apreciadores de uma pasta, nada melhor do que acrescentar um molho pesto caseiro. Poderá usar o tradicional pilão ou simplificar com o liquidificador

Ingredientes:

Publicidade

50 g de manjericão
40 g de queijo pecorino ralado
1 dente de alho
70 g de queijo parmesão ralado
40 g de pinoli
Sal qb
Azeite extra virgem qb

Molho Pesto Caseiro

Lave rapidamente as folhas de manjericão, coloque-as num pano perto uma da outra e cubra com outro pano seco, pressione delicadamente para secá-las. Para obter um excelente pesto, as folhas devem estar inteiras e intactas, caso contrário, elas libertarão um aroma amargo desagradável. Descasque o alho e coloque-o no pilão junto com o sal, comece a “pisar” até reduzir em creme. Neste ponto, adicione as folhas de manjericão e outra pitada de sal. Pise até o manjericão fique reduzido a creme, e neste momento adicione os pinhões. Quando eles estiverem bem picados, adicione gradualmente o pecorino e o parmesão, continuando a pisar . Por fim, adicione o azeite extra-virgem e continue a esmagar o pilão no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até obter uma consistência homogênea.

Molho Pesto Caseiro


Preparação no Processador:

Lave as folhas de manjericão rapidamente e seque delicadamente para não quebrá-las. Agora coloque o manjericão no liquidificador, adicione o alho descascado, o parmesão ralado, o pecorino, os pinhões. Bata por um minuto, em intervalos de 20 segundos, para evitar que o pesto superaqueça e fique amargo. Adicione 2-3 colheres (de sopa) de azeite extra-virgem e sal.

Continue a processar em intervalos curtos e adicione azeite ate atingir consistência cremosa.

Molho Pesto Caseiro

Transfira o pesto para um frasco com uma tampa hermética. Cubra com azeite e feche bem o frasco, se guardar no seu frigorifico, o pesto terá a validade de uma semana, se o colocar no congelador ele pode durar até 2 meses e assim acompanhar sempre os seus pratos de esparguete.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Molho Pesto Caseiro
Publicidade
Publicidade