Publicidade

Shakshuka: Conheça este prato delicioso

Ingredientes:

1 colheres de sopa de azeite
1 cebola grande, picada
1 pimentão vermelho grande ou pimentão vermelho, picado
¼ colher de chá de sal fino
3 dentes de alho,picados
2 colheres de sopa de pasta de tomate
½ colher de chá de páprica defumada
¼ colher de chá de flocos de pimenta vermelha,
1 lata grande de tomates esmagados,
2 colheres de sopa de coentro fresco picado ou salsa, além de coentro adicional ou folhas de salsa para decorar
Pimenta preta moída na hora, a gosto
5 a 6 ovos grandes
½ xícara de queijo feta desintegrado
Pão

Publicidade

Modo de preparação:

Pré-aqueça o forno a 180 •C. Aqueça o óleo em uma frigideira grande e segura no forno (de preferência em aço inoxidável) em fogo médio, adicione a cebola, o pimentão e o sal. Cozinhe, mexendo sempre, até as cebolas ficarem macias e translúcidas, cerca de 4 a 6 minutos.
Adicione o alho, a massa de tomate, o colorau e os flocos de pimenta vermelha. Cozinhe, mexendo sempre, até ficar bom e perfumado, por 1 a 2 minutos.
Despeje os tomates esmagados com seus sucos e adicione o coentro. Mexa e deixe a mistura ferver. Reduza o fogo conforme necessário para manter uma fervura suave e cozinhe por 5 minutos para dar tempo aos sabores para derreter.
Desligue o fogo. Prove (cuidado, está quente) e adicione sal e pimenta, conforme necessário. Use as costas de uma colher para fazer um poço perto do perímetro e quebrar o ovo diretamente nele. Com cuidado, coloque um pouco da mistura de tomate sobre as claras para ajudar a conter o ovo. Repita com os restantes 4 a 5 ovos, dependendo de quantos você pode caber. Polvilhe um pouco de sal e pimenta sobre os ovos.
Transfira cuidadosamente a frigideira para o forno (é pesada) e asse por 8 a 12 minutos, verificando com frequência quando chegar aos 8 minutos. Eles são feitos quando a clara do ovo é de um branco opaco e as gemas aumentaram um pouco, mas ainda são macias. Eles ainda devem mexer nos centros quando você treme a panela. Lembre-se de que eles continuarão cozinhando depois que você retirar o prato do forno.
Usando luvas de forno (ambas as mãos!), Transfira a frigideira quente para uma superfície segura como o fogão. Cubra com o queijo feta desintegrado, folhas frescas de coentro e mais flocos de pimenta vermelha, se desejado. Sirva em tigelas com pão.

Tempo de cozimento: 20 Minutos
Tempo de preparação: 15 minutos
6 porções

Shakshuka: Conheça este prato delicioso

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Shakshuka: Conheça este prato delicioso
Publicidade
Publicidade