Publicidade

Para fazer em casa: pipocas caramelizadas

Publicidade

Pipocas caramelizadas com bicarbonato de sódio com cobertura de leite condensado: uma verdadeira delícia. Saiba o passo a passo desta receita.

Para fazer em casa: pipocas caramelizadas

Ingredientes:

Publicidade

60g de pipoca seleccionada e pesada já estourada – descartando os caroços menores.

160g de açúcar refinado (1 xícara de chá + 1 col de sopa rasa)

40g de manteiga sem sal (2 colheres de sopa)

2g de bicarbonato de sódio peneirado (1 colher de café)

Modo de preparação

  1. CARAMELIZE

Leve ao fogo e estoure o milho para pipocas como sempre faz, depois numa panela meta o açúcar, ligue o fogão e comece a caramelizar com o auxílio de uma colher. Quando ele já estiver no ponto da cor do guaraná, adicione as duas colheres de sopa de manteiga sem sal e continue a misturar até que derreta a margarina.

  • BICARBONATO DE SÓDIO

Com tudo derretido, acrescente, então, a colher café de bicarbonato de sódio (lembrando que o bicarbonato de sódio tem de ser peneirado!).

Assim que colocar o bicarbonato de sódio, desligue o fogão.

Continue a mexer e acrescente cerca de 60 g de pipocas (que dá duas vezes um medidor de 1 litro. Misture.

  • CARAMELIZE

Continue a mexer até que a pipoca fique toda coberta de caramelo e o caramelo seque da panela.

  • SEPARE AS PIPOCAS

Normalmente, as pipocas ficam duras e coladas. Se quiser fazer pipoca gourmet, deverá separar individualmente, se não, pode apenas quebrar as “colmeias” maiores e deixar poucas pipocas coladas. Para as pipocas que não vão ser usadas para fazer a gourmet, já pode servir!

  • PIPOCAS CARAMELIZADAS SEM BICARBONATO DE SÓDIO

Você pode fazer essa mesma receita de forma mais simples, usando apenas o açúcar para caramelizar sem a manteiga e o bicarbonato de sódio. Mas a diferença é que terá de usar menos pipoca lá (cerca de 30 g, duas vezes um medidor de 1 litro). O caramelo vai ficar com a cor mais clara.

  • CUBRA A GOSTO

Após preparar, pode pegar no balde onde estão as pipocas carameladas e cobri-las com leite condensado para ficarem mais saborosas.

Para fazer em casa: pipocas caramelizadas

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Para fazer em casa: pipocas caramelizadas
Publicidade
Publicidade